MWM Academy #12: 12 argumentos para pequenas empresas investirem em Marketing Digital durante a pandemia

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Texto produzido pelos alunos do 5º, 6º e 8º períodos dos cursos de Publicidade & Propaganda e Jornalismo das Faculdades Promove de Belo Horizonte, para a disciplina de Geração de Conteúdo em Marketing Digital.


Com o isolamento social e o fechamento de diversas atividades comerciais em várias cidades, as pequenas e médias empresas tiveram que se adaptar para continuar mantendo seus negócios. O ambiente online vem sendo, sem dúvidas, o mais procurado pelos empreendedores na hora de divulgar seus produtos e serviços. Saiba por quê:


1. Visibilidade

Em tempos de pandemia é necessário o investimento em marketing digital, pois mais do que nunca as pessoas suprem suas necessidades através da internet. É fundamental o conhecimento, investimento e aplicação do marketing digital para a criação de campanhas que façam seu produto ter visibilidade e sua empresa lucratividade. Através deles, a empresa limita o território que deseja abranger, interage com seu cliente e ainda melhora sua performance através de feedbacks.


A pandemia fez com que as empresas mudassem a relação com o consumidor, com isso, muitas investiram no serviço de delivery gerando assim um maior conforto de quem compra, porém, para que as vendas sejam feitas com segurança, é necessário conquistar o cliente e sua confiança. Utilizar o marketing digital de forma inteligente, criando um perfil da marca, serviço ou produto nas redes sociais, buscando sempre se atualizar e proporcionar uma experiência diferente da concorrência, podendo investir em um catálogo de produto, um cartão de fidelidade on line, descontos para quem comprar algo pelas redes sociais, e até mesmo mimos. É de extrema importância ouvir e se adequar ao gosto dos consumidores, a conexão que é gerada pelo meio digital desempenha um papel de enriquecimento de uma marca. As pessoas vão se lembrar de uma marca que sempre busca se adequar à necessidade delas.


O principal motivo para investir em marketing digital é o alcance. A pandemia do coronavírus mostrou a importância do alcance, de se mostrar para o cliente em diversos domínios. Lojas que outrora permaneciam alcançáveis apenas fisicamente, com modelos de negócios arcaicos, viram a importância de estarem disponíveis na internet para vender e girar capital dentro da empresa. 


Neste período em que o convívio social se restringe boa parte ao ambiente online, é cada vez mais importante que as empresas estejam nesse espaço virtual. Porém, são muitas as ofertas, e o marketing digital auxiliará para que as empresas se destaquem no meio de tantas outras.


Por: Eunice Ribeiro, Vinícius Reis, Natan Andrade de Jesus e Bruno Gonçalves Soares


2. Necessidade

Se os últimos anos já haviam sido marcados pelos conteúdos nas redes sociais, em 2020, novos formatos nesses canais ganham mais protagonismo. Em razão da sua força de alcance e da recente pandemia que temos enfrentado nos últimos meses, o marketing digital não é mais um diferencial, mas com certeza uma necessidade de qualquer empreendimento.


Diante do “novo normal” o investimento no marketing digital se tornou essencial para não deixar que a empresa ou o seu negócio morresse, criando assim mais que uma alternativa, mas uma forma de alavancar e desenvolver novos clientes.


Investir em marketing digital na Pandemia é essencial para as marcas se manterem vivas, uma vez que a maioria das pessoas está fazendo compras online e tendo mais tempo de pesquisar sobre as marcas e, assim, comparar as vantagens e desvantagens entre elas. As pessoas estão com um “freio” que faz com que tenham mais paciência de pesquisar. Existem mais fatores que estão fazendo as pessoas comprarem mais, afinal, estar em isolamento desenvolve mais ansiedade e monotonia. Muitas pessoas resolvem essas coisas sem sair de casa, fazendo compras online. Esse é um momento que a marca que não investe em marketing digital tem grandes chances de “morrer”. Se antes, quem não tinha um bom marketing digital já tinha um prejuízo nas vendas em relação ao concorrente, nesse momento está, sem dúvida, no fim da fila.


Em certos ramos as vendas presenciais foram suspendidas, muitas empresas que nunca fizeram marketing digital, tiveram que escolher entre a adaptação ou encerramento da empresa. Muitas destas empresas aumentaram suas vendas ou pelo menos conseguiram manter sua empresa migrando para o digital. Sobrevivência, uma empresa só consegue ter longevidade investindo no marketing digital.


Por: Samuel Elom, Melissa Cristina de Araujo Oliveira, Dayanne Gonçalves e Thalisson Venâncio


3. Novas oportunidades

O investimento de pequenas empresas em marketing digital, explorando o aumento do fluxo na web no período de isolamento social, pode resultar numa maior abrangência e captação de consumidores. Promover aquele pão francês pelo Instagram ou aquela cerveja gelada pelo WhatsApp, significará o início de um novo tempo mercadológico nas comunidades. 


Em um momento de tantas transformações, o quesito relação empresas e consumidores não poderia ser diferente. Os micro e pequenos empreendedores estão se reinventando e aplicando diferentes soluções em seus negócios, como forma de superar a crise atual e o marketing digital é uma delas. Além do ambiente digital agregar mais valor ao negócio, oferece ferramentas que possibilitam  impulsionar vendas. Isto é, o empreendedor pode investir em anúncios pagos e publicações patrocinadas, como forma de atingir um público maior e, com isso, ter mais oportunidades de negócios.


O mundo está conectado. O processo que estamos passando em meio à pandemia nos dias atuais acabou antecipando um processo inevitável que viria logo mais à frente. Investir no Marketing digital é sair na frente e se adequar ao novo.


Diante do “novo normal” causado pela pandemia, estamos nos adaptando às mudanças de comportamento. Devido a esse cenário, tudo está migrando para o online, e quem não conseguir se adaptar não irá acompanhar as mudanças. Investimentos em ferramentas online que permitam a interação entre as pessoas estão cada vez maiores e o marketing digital é uma ferramenta de grande poder para que mais pessoas consigam desfrutar desses avanços, já que o distanciamento social é uma realidade e as pessoas necessitam fazer compras, estudar, etc.


Devido ao fechamento do comércio e o período de isolamento social, que assim afasta o cliente do comércio e de uma propaganda offline, como por exemplo a panfletagem, o marketing digital é a salvação para essa empresa, pois assim, ela consegue fazer os seus produtos e serviços chegar até o seu cliente que está em casa enquanto a sua loja está fechada.


Hoje, os empreendedores entenderam o valor que uma comunicação tem e sua importância. Essa pandemia despertou o valor indispensável do marketing digital. Está sendo uma grande oportunidade para inovar no mercado. Quem estava acostumado com o offline e não tinha tal conhecimento no online, está sendo levado automaticamente a se reinventar.


O marketing digital permite ao profissional ou empresa se atualizar dentro da nova dinâmica do mercado e divulgar com maior eficiência e alcance os produtos ou serviços oferecidos. Além disso, o período de crise é perfeito para as empresas mostrarem seu lado humano.


Por: Michael Martins de Sousa, Priscila Costa, Joelson Leal de Paiva, Lucilipe Maciel, Mathews Lucas, Alisser Alex e Vittória Canguçu


4. Aumento das vendas

Dificilmente haverá uma persona que não frequente os espaços digitais. Durante a pandemia, o marketing digital se tornou a melhor e muitas vezes única opção para a continuação dos negócios. Vimos empresas que já negociavam por e-commerce triplicar o valor de suas receitas ao investirem ainda mais nessa forma de venda.


Por: Alan Santos


5. Baixo investimento

Atualmente devemos ter em mente que 90% das transações econômicas feitas por usuários em todo o mundo são realizadas pela web. Como resultado disso, pode-se concluir que um negócio que não tem presença digital deixa de existir para um grande número de pessoas. Entre as diversas características que  permitem diferenciar as estratégias digitais das tradicionais, está o baixo investimento.


O marketing digital se faz necessário para identidade da sua empresa, uma forma de busca para o cliente que gera mais confiabilidade no produto ou serviço. Para além de segmentar o empreendimento e atingir de forma mais assertiva seu público alvo, direcionar seu conteúdo para o seu cliente final, criando interação e feedback. Além da possibilidade de novas empresas que não possuem condição de ter um espaço físico e podem se manter muito bem no espaço digital.


Por: Dara Samara e Rafaela Santana Lima 


6. Praticidade

As empresas aprenderam com essa pandemia que o espaço digital pode ser utilizado para alcançar um espaço maior no mercado, e para que esse espaço seja conquistado sem muita dificuldade, o Marketing Digital deve ser aproveitado como uma ferramenta, mostrando como e onde a empresa deverá ir para que  o sucesso seja alcançado. A praticidade na busca de um produto, pois ao invés de sair e buscar em um lugar adequado, o proďuto estará em seu alcance, na palma da sua mão. 


Por: Nátale Marinho e Daniel Amaral


7. Melhor Retorno sobre Investimento (ROI)

Atualmente o mercado está interligado aos meios digitais, principalmente nos tempos em que vivemos, onde estamos evoluindo ainda mais uma necessidade durante essa epidemia de se utilizar as redes sociais como ferramenta de trabalho e consumo. O investimento é melhor do que qualquer outra mídia, visto que através do Marketing Digital o potencial de lucro, e captação de clientes é maior, e cresce todos os dias. 


Por: Lorrayne Deslandes 


8. Tendência

Desde o começo do século XXI, o marketing digital tem sido a vertente do mundo dos negócios que mais se consolida e ganha força no mercado. Os rápidos avanços tecnológicos proporcionaram o desenvolvimento desses tipos de ações e, cada vez mais, elas se mostram imprescindíveis para que um negócio obtenha êxito. O tempo passa e apenas surgem novas plataformas e recursos que fortalecem esse tipo de atividade.


No momento as pessoas estão cada vez mais conectadas nas redes sociais, vivenciando além do isolamento social, a transformação digital. É essencial a estruturação do Marketing Digital como ferramenta estratégia para continuidade das organizações ou até mesmo para aumentar o seu negócio. 


Por: Felipe de Barros e Douglas Belato


9. Otimização

2020, o ano está sendo marcado pelo furacão chamado Covid-19 e trouxe uma nova forma de relacionamento com o cliente pela transformação digital que as pessoas e as empresas estão vivenciando. O comportamento de todos precisou mudar diante do cenário e a relação entre as pessoas também mudou. Nos adaptando ao “novo normal”, a reclusão trouxe novas ideias de e-commerce, agregando novos valores às marcas, produtos e serviços. O marketing digital tem ferramentas que nos ajudam no impulsionamento das vendas do produto ou serviço.  


Por: Wagner Magno


10. Identidade de marca

Quando você se relaciona com o cliente mediante a essa situação, alguns ficam com receio em estar indo até o local onde está situada sua loja, ou por falta de tempo, por mais que estejam seguindo todas as normas da OMS. O ideal no marketing digital é você criar sua identidade para que as pessoas vejam quem é você, por isso é de EXTREMA importância você criar estratégias na mídia social para que assim possa atingir um número maior de pessoas interessadas pelo seu campo. Com isso, além de abranger um público maior, você coloca sua marca no mercado, valorizando sua imagem e utilizando todas as ferramentas do marketing digital ao seu favor.


Por: Jéssica Campos Santos


11. Segmentação

A internet ultimamente tem sido o lugar onde as pessoas passam a maior parte de seu tempo, o que foi potencializado pela pandemia agora que praticamente tudo é feito online. E o marketing digital surge como uma ferramenta fundamental para o seu negócio, proporcionando resultados mais incisivos, já que exibe o seu produto para um nicho específico de pessoas, mas que se encaixam no perfil consumidor do produto.


Com o marketing digital, a empresa possui um poder de direcionar o segmento diretamente a quem esteja interessado no serviço. Podemos segmentar as campanhas e ações da melhor forma possível em realmente quem esteja interessado no produto ou serviço, definindo regiões, datas, horários e principalmente o público alvo.


Com o marketing digital você tem o poder de direcionar os seus esforços de divulgação em quem realmente está interessado nos seus produtos ou serviços. E pode segmentar as suas campanhas da melhor forma possível, definindo as regiões que são de interesse, dentre outras formas de segmentação. 


Por: Guilherme Barros, Fabiana Araújo e Guilherme Henrique 


12. Relacionamento

O importante no marketing digital é gerar um relacionamento entre sua empresa e seus clientes. Utilizando o marketing digital da maneira correta, você se aproxima deles melhorando a comunicação. As críticas podem ser revertidas mostrando que você se importa com quem compra o seu produto, sendo acessível e próximo a ele solucionando possíveis problemas. O interessante é receber feedbacks em suas redes mostrando aos outros possíveis clientes como o seu serviço é bom. Invista nesse relacionamento o seu cliente não será apenas um número.


Por: Aline Neves


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