28/11: Conferência Metropolitana da RMBH discute Cidades Inteligentes em sua 7ª edição

Nenhum comentário

Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ARMBH) promove, no próximo dia 28 de novembro, a VII Conferência Metropolitana da RMBH. Com o tema “Metrópoles inteligentes, cidades inovadoras”, a conferência será realizada no Auditório JK, na Cidade Administrativa, e busca debater - junto a representantes dos setores público, privado, acadêmico e da sociedade civil - importantes temas para a melhoria de vida dos cidadãos metropolitanos.

Realizada a cada dois anos, a conferência metropolitana é um importante fórum de debate, articulação, interlocução e integração entre o poder público e a sociedade em torno dos temas de interesse comum aos 34 municípios da RMBH e aos 16 que compõem o Colar Metropolitano.

“Para planejar as ações da administração pública, é sempre fundamental contarmos com a participação da sociedade civil, universidades, especialistas e demais órgãos públicos para encontrarmos caminhos viáveis e eficientes. A conferência metropolitana é uma grande oportunidade que temos para este diálogo, voltado para soluções metropolitanas”, ressalta a diretora-geral da ARMBH, Mila Costa.

No evento, Mila apresentará as ações que estão sendo desenvolvidas nesta gestão pela Agência Metropolitana. Uma delas, por exemplo, é a criação de um Escritório de Mobilidade em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), que será anunciada durante o evento.

Na oportunidade, também serão entregues pelo Governo do Estado: o Selo Metropolitano - aos municípios escolhidos que desenvolveram ações inovadoras nas temáticas metropolitanas; e o prêmio Cidadania Metropolitana - destinado às entidades sociais que tenham promovido ações de conscientização e estímulo à integração metropolitana.

A conferência terá, no período da manhã, palestras magnas do Urbanista Anthony Ling e da professora e jurista Sônia Rabello, alinhadas à temática das “Smart Cities” (Cidades Inteligentes).

Já na parte da tarde, a conferência promoverá oficinas temáticas que vão discutir temas como ordenação territorial, mobilidade, regularização fundiária, agroecologia urbana, diversificação da economia e atração de investimentos. Ao final, será realizada votação para composição dos novos representantes do Conselho Metropolitano.

As inscrições para a VII Conferência Metropolitana da RMBH podem ser realizadas até 25 de novembro por meio deste link. A programação completa está disponível aqui.

Nenhum comentário :