Resultado da 12ª Avaliação de Sites do Governo de Minas

Nenhum comentário
A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) divulgou no dia 15 de dezembro o resultado da Resolução nº40, de 18 de julho de 2008, que alterou os critérios com os quais os sítios de Governo devem ser desenvolvidos. A média geral de todo os sites do governo foi de 79,98.

Foram avaliados 77 itens com critérios que vão da acessibilidade, passando pelos conteúdos, busca, controle e medição, desempenho, identidade visual, segurança, serviços, tecnologia e usabilidade até a interatividade com o cidadão. Foram analisados 80 sites de secretarias, fundações e companhias estaduais. As avaliações anteriores podem ser consultadas aqui.

A 12ª avaliação foi feita de 1 a 15 de dezembro. Para se adequar à resolução, a Prodemge, agências que atendem esses órgãos e equipes internas se desdobraram. O manual de consulta que informa como as avaliações são feitas e detalha melhor cada item pode ser baixado aqui.

De acordo com a avaliação, as menores notas foram atribuídas aos sites Ambientação (da FEAM, com nota 32,08), OMID (da Sec. de Esportes e Juventude, com nota 34,31) e do SINE (Sec. de Desenvolvimento Social, com nota 35,60).

As maiores notas ficaram com os sites Governança Eletrônica (responsável pela avaliação, com 99,34%), Minas Fácil (99,44), Portal de Compras (Seplag, 99,46) e Fhemig (99,07).

Três sites, porém, levaram nota máxima: Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), Secretaria de Esportes e Juventude e Secretaria de Transportes e Obras Públicas, ambos com 100.

Apenas a título de curiosidade, o site da Seplag - secretaria que publicou a Resolução 40 - tirou 70,19. O site do projeto Inclusão Digital, da Sectes, tirou 78,37 e o site da Escola de Design da UEMG tirou 68,63. O item em que o site da Escola de Design da UEMG mais perdeu ponto foi "Acessibilidade", tirando 3 em 32. Confira as notas de outros sites aqui.

Os órgãos governamentais que tiverem dúvidas ou não concordarem com algum item da avaliação podem entrar em contato pelo 3253-5766 ou neste e-mail até o dia 21 de dezembro.

Nenhum comentário :