VI Encontro Portal Minas e 13ª Avaliação de Sitios do Governo de Minas

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Foi realizado na segunda-feira (13), o VI Encontro Portal Minas – Ligminas, no auditório do BDMG. O objetivo foi discutir a comunicação entre o cidadão e o Governo do Estado. Participaram do evento profissionais das áreas de comunicação social e tecnologia da informação de diversos órgãos, secretarias, fundações e autarquias estaduais. O encontro aconteceu no auditório do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).

Ao iniciar o encontro, o subsecretário de Gestão da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Frederico Melo, destacou a necessidade de aprimoramento constante na gestão da informação por parte do Governo de Minas. Ele salientou que, em uma sociedade em constante mudança, a busca por aperfeiçoamento é sempre necessária.

Durante o encontro foram apresentadas algumas das novas ferramentas que o Governo de Minas vai utilizar para melhorar a comunicação com o cidadão. As tecnologias foram apresentadas pelo diretor da Central de Gestão do Minas Online da Seplag, Damião Rocha. Dentre as novidades estão os novos portais dos programas Poupança Jovem, Projovem Trabalhador, Viaje por Minas, Cultura Empreendedora e Rede Mineira de Bacias Hidrográficas. Cada um destes projetos terá um site específico, que estará disponível em breve na internet.

Ao apresentar detalhadamente como será a formatação de cada um dos portais, Damião Rocha mostrou que os novos endereços eletrônicos utilizarão os mesmos sistemas já utilizados pelas redes sociais. Os usuários poderão acessar de maneira interativa os serviços oferecidos de maneira eletrônica. Ao longo da palestra, o diretor da Central de Gestão do Minas Online destacou a importância dos meios digitais para aumentar a agilidade e melhorar a eficiência da comunicação entre governo e a população.

O representante da Seplag mostrou também como será a versão do Portal Minas destinada a aparelhos de telefone celular. Atualmente, o governo mineiro já utiliza a telefonia móvel para comunicar-se com o cidadão através das mensagens de texto. Pelo serviço oferecido atualmente já é possível agendar a confecção da carteira de trabalho e receber informações sobre diferentes modalidades de licitações. Damião Rocha também apresentou outros serviços eletrônicos já oferecidos pelo governo mineiro atualmente, como os terminais de auto-atendimento instalados nas Unidades de Atendimento Integrado (UAI), o Portal Minas, dentre outros.

Allan Peron, diretor da empresa Adok Software, apresentou detalhes sobre características técnicas de alguns serviços eletrônicos oferecidos pelo governo. Ele falou também sobre os novos conceitos utilizados para a construção dos portais do Governo de Minas. Na opinião dele, a tendência atual da internet é que os endereços eletrônicos sejam interativos para os usuários. Por este motivo, para ele, é cada vez mais necessária a integração entre profissionais das áreas de comunicação e tecnologia da informação par o aperfeiçoamento dos portais.

Outro palestrante, Geraldo Parrela, representante da empresa A&C, apresentou detalhes sobre a Central Única de Atendimento Telefônico LigMinas. Através do telefone 155, qualquer cidadão pode obter informações sobre os diversos serviços oferecidos pelo Governo de Minas, tais como emissão de documentos, pagamento de impostos, multas de trânsito, dentre outros. Ele mostrou também a importância do atendimento de boa qualidade a ser prestado pelos centros de atendimento por telefone.

13ª Avaliação de Sítios do Governo Estadual
Na semana passada foi feita a 13ª avaliação dos sites do governo estadual. A média ficou em 88% (contra 82,33% da 12ª avaliação, realizada em 2009). Este ano não houve avaliação intermediária, programada para ocorrer em julho, devido ao período eleitoral, época em que todos os sites do governo tiveram que retirar qualquer referência à logomarca do Governo de Minas. Desta vez foram avaliados 70 sites do governo mineiro. Confira as notas de cada um deles.

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