Marketing de atração não só online

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Pesquisa aponta que 79% dos brasileiros fazem buscas na internet por informações de marcas após serem impactados por ações publicitárias em mídias offline

O chamado inbound marketing, ou marketing de atração, tem ganhado espaço nos planejamentos estratégicos de agências e de departamentos de marketing de médias e grandes empresas. Com uma visão diferenciada em relação ao outbond marketing, ou marketing tradicional, a ação de martelar a mesma informação para uma grande massa de público não homogêneo é substituída pela tecnologia que atrai para o negócio um público altamente qualificado, como um imã.

Especialistas acreditam que o inbound marketing se destaca como ferramenta de reestruturação nos planejamentos de marketing convencional. Segundo Sérgio Martins, sócio diretor da Carvalho Martins Comunicação, especializada em gestão de marcas, “o inbound é muito interessante e complementa a mídia tradicional. A barreira entre online e off-line já acabou na cabeça das pessoas. Para a marca ser atrativa ela deve utilizar as duas formas, e não apenas reverter atratividade para as mídias sócias”.


Sérgio Martins - Crédito: Jorge Campos

Pesquisa realizada pelo Google e a iProspect Brasil comprova que a dicotomia não é o caminho, pois a integração do online-offline mostra o poder da comunicação integrada. Os índices apontam que 93% dos brasileiros se conectam pelo menos uma vez por dia e 85% utilizam o serviço de busca diariamente. Já 79% realizam buscas após serem impactados por ações publicitárias em mídias offline, sendo que o “boca-a-boca” responde por 53% dos estímulos; seguido por “Anúncio na TV”, 51%; “Anúncio de Revista/Jornais”, 35%; e “Lojas Físicas”, 27%.

A criação de uma estratégia que utilize os dois conceitos complementares, tomando vantagem dos pontos fortes de cada um, é a combinação perfeita para os especialistas. De acordo com Sérgio Martins, “o marketing tradicional continua poderoso, mas dentro de uma perspectiva diferente do que era no passado, e é importante que não vire uma coqueluche. Em todo processo de branding as marcas buscam ser atraentes, o inbound não deve ser utilizado apenas no ambiente on, a marca deve ser atrativa sempre, desde que ofereça um conteúdo relevante. A atração parte daí. Ele pode se estender pela web, mas deve ser possível de outras formas”, afirma o especialista.

Associar as duas linhas de marketing é o novo desafio para os profissionais da área. Trabalhar sempre associando: propaganda impressa com blog, e-books e white papers; propaganda na TV com vídeos online; call center ativo com SEO (otimização de mecanismos de busca); feiras e eventos com webnários; e-mail mkt (spam) com RSS Feeds; grupos de discussão com mídias sociais. Ou seja, outbond marketing com inbound marketing.

O que os profissionais do marketing ganham com essa nova ferramenta é a possibilidade de economia, trabalhos específicos para perfis distintos de clientes. Com o inbound marketing, ao invés de pagar caro para veicular um anúncio na televisão, por exemplo, criam-se vídeos voltados para clientes em potencial que têm interesse pelo assunto e estão pesquisando via internet. Mas, como para toda nova ferramenta, existem os alertas a serem considerados, “redes sociais podem cansar, assim como o Orkut, o Facebook também pode ser deixado de lado. Uma marca não deve ficar só nisso, o mundo real não é uma coisa ou outra, é preciso acompanhar mais o comportamento humano”, conclui Martins.

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