Parque Tecnológico de BH (BHTec) deve ser inaugurado na 1ª quinzena de abril

Um comentário
O Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BHTec) deve ser oficialmente inaugurado na primeira quinzena de abril. Essa é a data escolhida para oficializar a entrega do primeiro prédio que compõe o projeto, além da instalação de 15 empresas no local. O empreendimento no bairro Engenho Nogueira, na região da Pampulha, já consumiu até o momento cerca de R$ 30 milhões. Segundo o presidente do BHTec, Ronaldo Tadeu Pena, a confirmação da data depende da agenda do governador Antonio Anastasia.

Pena diz que até o momento cinco negócios já estão em funcionamento no local e as outras dez empresas estão em processo de instalação. Sobre a infraestrutura tecnológica que não havia sido instalada até novembro, quando as chaves do primeiro edifício foram entregues, ele explica que essa é uma etapa já em finalização. Para cumpri-la, o BHTec contou com R$ 5,922 milhões da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

"Hoje não há nenhuma dificuldade para as empresas que desejam se instalar. Os aluguéis, inclusive, já estão sendo cobrados", afirma. A próxima fase, prevista ainda para este ano, é a definição dos empreendedores imobiliários privados que irão investir no projeto. Dos 535 mil metros quadrados da área do terreno do BHTec, cerca de 100 mil metros quadrados serão construídos. E, de acordo com Pena, desse total, 70 mil metros quadrados estão reservados para aportes privados. As construtoras ou fundos imobiliários vencedores de processo licitatório atuarão no empreendimento em regime de concessão por 30 anos.

Concorrência - Atualmente, o modelo do empreendimento imobiliário privado está sendo elaborado, etapa que antecede a licitação que ficará a cargo do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). A expectativa do presidente do BHTec é que a concorrência ocorra em setembro e que as obras sejam iniciadas no início do ano que vem. Segundo ele, ainda não é possível prever quantos prédios irão compor essa fase do parque tecnológico.

Além dos investimentos privados, Pena diz que a área institucional será composta por outro edifício, que se unirá ao prédio já concluído. Ainda não há previsão de quando a construção será iniciada.

Pena afirma que, no momento, cerca de 70 empresas estão interessadas em fazer parte do parque, sendo duas delas, norte-americanas. Embora não adiante nomes, em entrevista ao DIÁRIO DO COMÉRCIO no ano passado, o executivo afirmou que gigantes como Google, Intel e IBM tinham manifestado interesse em abrir unidade no BHTec.

Os parceiros do BHTec são: governo de Minas, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG), Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). E conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Fonte: Raquel Gondim - Diário do Comércio