Mobilização nas redes sociais fortalece a luta contra a dengue em Minas

Nenhum comentário
A campanha “Dengue: tem que acabar. É hora de todo mundo agir”, promovida pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), tem como objetivo de reduzir ainda mais os números da dengue no Estado. Uma das principais ferramentas da campanha é o DengueMob, plataforma de mobilização desenvolvida para atuar na redução de focos do mosquito Aedes aegypti e ainda premiar os mais engajados na ação. É simples: através do mapa interativo onde a ação acontece, os usuários podem postar suas ações de combate utilizando sua conta no facebook através de imagem ou vídeo. A partir disso, a comissão julgadora avaliará mensalmente as boas ações cadastradas premiando de acordo com três categorias: ouro, prata e bronze. Os prêmios variam de acordo com a colocação, podendo ser desde Tablets até Smartphones e MP3 Player.

Albany de Souza, 28 anos, morador de Curvelo, foi o primeiro ganhador da promoção Dengue Mob, e recebeu um Tablet. O projeto premiado, denominado Casa Modelo, objetiva divulgar na cidade de Curvelo as casas que são modelo em relação às medidas para se evitar a Dengue. Toda semana o projeto premia algum morador, com brindes doados pelos comerciantes locais, além de divulgar fotos dos moradores da residência no jornal local e também na rádio da cidade. Para Albany, essa ação é muito importante, pois está sempre mobilizando a população. “A ideia é procurar o cidadão modelo em Dengue na cidade, e toda semana premiamos alguém, o que faz com que os moradores se atentem para a questão da Dengue o ano todo”, enfatizou o ganhador.

Além do DengueMob, a campanha engloba diversos materiais de divulgação, spot de rádio, peças de combate, materiais multimídia e anúncios que mostram como a dengue pode roubar tempo da sua vida, isso se não roubar sua própria vida. Além disso, dois filmes foram feitos com a participação de personagens reais afetados pela doença. O objetivo é o de que essa sinergia entre emoção e mobilização provoque nas pessoas uma tomada de consciência para agirem preventivamente contra a doença, se mantendo sempre em alerta e colaborando ao máximo com a causa.

A ação DengueMob vai até o dia 15 de novembro de 2013, por isso, não deixe de participar e contribuir para minimizar os focos do mosquito. No mapa o usuário poderá ainda fazer denuncias de locais com potenciais focos do mosquito, auxiliando os agentes na fiscalização e combate a doença. As denuncias cadastradas são encaminhadas às prefeituras locais para que devidas ações sejam tomadas.

Dengue tem que acabar! É hora de todo mundo agir. http://denguetemqueacabar.com.br/

Nenhum comentário :