16/03: 3º AgileTalk BH

Nenhum comentário

O AgileTalk é um evento totalmente realizado pela comunidade, portanto, a programação do evento é definida através de uma votação aberta, onde os próprios participantes escolhem o conteúdo que gostariam de ver no evento. Clique aqui e veja o resultado das votações.
07:30 – 08:00Credenciamento
08:00 – 08:55Abertura
09:00 – 09:40[Gestão e Cultura]
A chave do sucesso para um Scrum Master: “Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas”
O Scrum consiste em uma metodologia a ser executada por PESSOAS, o que requer de forma inerente ao processo, relacionamento interpessoal. Serão apresentadas técnicas e mapeamentos comportamentais que podem ajudar o Scrum Master a se tornar um eficiente líder servidor. Uma tarefa árdua, uma vez que pessoas possuem diferentes estilos sociais, interesses, motivações, competencias, conhecimentos e necessidades de desenvolvimento. Estão inseridas em diferentes tipos de equipes assumindo papéis e responsabilidades nestas, o que propicia o surgimento de conflitos de diferentes níveis, que precisam ser geridos. Mesmo equipes auto-gerenciáveis não isentam totalmente o Scrum Master de ações de liderança, que podem ser exercidas de diferentes formas, gerando diferentes resultados.
Alysson Ribeiro das Neves
Certificado CSPO (Certified Scrum Product Owner) e CSM (Certified Scrum Master) pela Scrum Alliance. Certificado PMP (Project Management Professional) e CAPM (Certified Associated in Project Management) pelo PMI (Project Management Institute). Aluno do programa de MBA Executivo internacional em Gerenciamento de Projetos da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Engenheiro Eletrônico e de Telecomunicações pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG). Técnico em Eletrônica pelo Colégio Técnico do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais (COLTEC/UFMG). 5 anos de experiência em gerenciamento de projetos em 16 anos de experiência em TI e TA, adquirida em empresas multinacionais e nacionais com grande representatividade no mercado, como Invent Vision (grupo Nansen), Vision Sistemas Industriais, Converteam (atual GE Energy), Alstom Power Conversion e Atan (atual Accenture), em parceria com clientes de diversos segmentos de mercado como automotivo (Fiat), auto peças (ThyssenKrupp), óleo e gás (Petrobrás) mineração (Vale, MBR [adquirida pela Vale]), siderurgia (Usiminas, CST, Vallourec & Mannesmann Tubes, Villares Metals Acesita [atual ArcelorMittal Inox Brasil] e Caraíba Metais [adquirida pela Paranapanema]), transportes (Metro de São Paulo) e alimentício (Sadia). Atuação em gerenciamento de portfólio, programas e projetos; especificação, desenvolvimento e implantação de sistemas de informática industrial (ISA-95 – Level 3) e drivers de comunicação (CABERnet(FIAT), OPC, Socket, DDE, Serial) utilizando linguagens de programação de alto nível (C#, C++, VB, Delphi); modelamento, implementação e implantação de bancos de dados (Oracle, SQL Server); especificação, configuração e implantação de sistemas SCADA. Auditor interno nas normas ISO 9001:2008, ISO14001:2004, OHSAS 18001:2007 e SA 8000:2001.
09:45 – 10:25[Desenvolvimento e Teste]
Testes ágeis no Scrum agregando qualidade!
Técnicas e processo de testes de software e a sua aplicação nos modelos de desenvolvimento tradicionais e nos ágeis, com destaque para o desenvolvimento guiado pelo teste (Test Driven Development – TDD).
Expor pesquisa realizada com um time Scrum de Tecnologia (de uma empesa líder de mercado em Santa Catarina) sobre a percepção de melhoria com a utilização do Scrum, comparando com o processo prévio de desenvolvimento (não ágil). Os resultados mostram que a equipe considera que obtiveram grande melhoria no processo de trabalho mas ainda não atingiram a qualidade desejada nos produtos desenvolvidos. As atividades de testes executadas pelos desenvolvedores no time Scrum não são, em sua maioria, efetivas. A partir desses resultados foi detalhado o processo de desenvolvimento da equipe com a utilização do Scrum e foi elaborada uma proposta de incorporação de atividades de teste e qualidade. A proposta (que está em prática) sugere a utilização de teste ágil, praticar TDD e levar um membro com habilidades de teste e qualidade para dentro do time, automatizando e organizando atividades de teste, para posteriormente alcançar a qualidade desejada.
Camila Labs
Atuando no departamento de tecnologia, desenvolvendo ferramentas case para desenvolvimento desktop e web, com C# .Net, SQL, UML. Ministrando treinamentos sobre as ferramentas para desenvolvedores de produtos. Fazendo parte de um time que pratica Scrum há pouco mais de 2 anos. Trabalho com desenvolvimento .Net há pouco mais de 6 anos, sempre com muito interesse na área de testes e qualidade e, prezando o envolvimento do time como um todo. No decorrer do tempo, tive a oportunidade de trabalhar com metodologias tradicionais (de pouco burocráticas até MUITO burocráticas) e também com as ágeis, trabalhando ultimamente com Scrum (que me deixa cada dia mais apaixonada pelos seus resultados!). Especializações: Engenharia e projeto de software; Certificação CTFL – Certified Tester Foundation Level; Certificação CBTS – Certificado Brasileiro de Teste de Software.
10:30 – 11:10[Gestão e Cultura]
Produtividade na gestão de equipes ágeis com Rally Agile ALM
A dinâmica do mercado requer maior produtividade das equipes ágeis para entregar valor mais rapidamente, nesta apresentação vamos ver como o Rally Agile ALM permite que equipes SCRUM e Kanban aumentem sua produtividade desde a gestão de backlog, sprints, colaboração entre as equipes e integração com os objetivos estratégicos da empresa.
Andreano Lanusse
Andreano Lanusse traz mais de 16 anos de experiência em desenvolvimento, arquitetura de software e gestão de equipes geograficamente distribuídas por todo o mundo aplicando metodologias ágeis para melhoria continua do processo de desenvolvimento. Atualmente atua como Technical Account Manager onde conduz implementações, treinamentos e palestras das soluções Rally Agile ALM. Anteriormente atuou como Lead Developer Evangelist para todo o mundo em empresas como Borland e Embarcadero Technologies. Além de ser pós-graduado em Liderança e Gestão pela Universidade da California (Berkeley), possui MBA em Gestão de Projetos pela FGV e é ScrumMaster certified.
11:15 – 11:55[Gestão e Cultura]
Do caos ao Resultado
A ideia desse talk é apresentar algumas práticas de como conseguir ter sucesso em um ambiente de Caos e desorganização total. Irei apresentar alguns cenários de caos total onde a agilidade, conseguiu reverter e trazer resultados positivos em curto prazo. Tentarei em pouco tempo exemplificar quais técnicas utilizadas em alguns cenários, que são comuns em projetos de software e quais os resultados podemos tirar. Irei falar um pouco de TeamWork, Kanban, Produtividade, Previsibilidade e Metricas.
Roberto Brasileiro
Scrum Master e Instrutor de Scrum a mais de 04 anos, atuando em projetos de software em grandes clientes, como Vale, Mendes, BTG e etc. Palestrante e organizar do primeiro AgileTalk, a menos de 2 anos fundou a Agilhes e atua em alguns projetos de consultoria, trazendo melhoria e buscando melhoria de processo nos mais diversos cenários.
12:00 – 13:55Almoço Livre
14:00 – 14:40[Gestão e Cultura]
Continuous Deployment – do zero à entrega contínua de software de valor
Vamos discutir sem pudores o real significado de entrega contínua de software de valor e o que nos impede de alcança-lá. Vamos fazer estudo de caso dos modelos de deployment da Amazon, Facebook e Microsoft e entender o que esses caras estão fazendo neste sentido. Se você sofre com isso hoje sugiro não assistir essa palestra. Depois dela você pode não querer mais voltar pra empresa.
Márcio Sete
Márcio Sete é diretor de negócios e alianças na especificacoes.com, empresa focada na entrega contínua de software de valor, responsável pelos principais projetos de ALM do Brasil. É especialista no gerenciamento do ciclo de vida de aplicações, tendo nos últimos 13 anos, casado gerência de negócio com Engenharia de Software em inúmeros projetos de diferentes portes, segmentos e complexidades no Brasil e em Londres, Reino Unido. Foi reconhecido “Microsoft MVP – Most Valuable Professional”, na competência de Visual Studio ALM – Application Lifecycle Management em 2010, 2011 e 2012. É especialista em Scrum e outras práticas ágeis de desenvolvimento de software. Possui diversas certificações, tendo sido trainer oficial da SCRUM.ORG sob o título Professional Scrum Developer Trainer, agora ministrando treinamentos oficiais pela Scrum Alliance sob o título de Certified Scrum Developer Trainer. Tem se dedicado à melhoria dos processos de desenvolvimento de software no Brasil, através de práticas ágeis de arquitetura, desenvolvimento e gestão de projetos. Atua em diversas empresas do setor público e privado, ajudando-as na adoção de ferramentas ALM e na definição de processos maduros focados na entrega de software.
14:45 – 15:25[Relato de Experiência]
Jogando Kanban: vivenciando uma mudança evolucionária
Relatar o uso de um jogo que executa um conjunto de passos do método Kanban para os participantes perceberem uma mudança evolucionária na forma de lidar com o fluxo de trabalho. Os resultados visíveis no fluxo de trabalho e equipe durante as rodadas do jogo são: ganhos de produtividade e conhecimento. Os participantes do jogo experimentam o kaizen (melhora contínua) e um aprendizado dinâmico e prático sobre o método Kanban.
Yóris Linhares
Sou apaixonado por compartilhar o que sei sobre gestão e tecnologia. Quando não estou lecionando ou desenvolvendo algum projeto de software, estou viajando para lugares distantes, de preferência aqueles difíceis de chegar.
15:30 – 16:10[Análise e Planejamento]
Porque Story Points são muito melhores do que horas
Story points são melhores do que horas, e disso ninguém duvida, mas porque? Mais de 90% dos projetos executados com práticas ágeis ainda tem horas como medida primária de progresso. Neste talk discutiremos a fundo como funcionam os story points e apresentaremos os benefícios desta técnica que mede em suma, produtividade!
Leandro Faria
Leandro Faria é especialista em Gerenciamento Ágil de Projetos e ALM. Atualmente, é responsável pelo PMO da Stefanini em Belo Horizonte. Empreendedor de internet e entusiasta de startups. É fundador do Scrum Minas e executivo nomeado da Diretoria de Administração e Finanças do PMI-MG. Possui diversas certificações na área, e dedica grande parte do seu tempo à comunidade de tecnologia através de grupos e eventos.
16:15 – 16:55[Gestão e Cultura]
Desenvolva pessoas, elas desenvolverão soluções
Essa sessão é uma desconferência sobre pensamento Lean e fundamentos de liderança. Vamos falar de forma desestruturada sobre respeito por pessoas, entrega contínua de software de valor e melhoria contínua.
Márcio Sete
Márcio Sete é diretor de negócios e alianças na especificacoes.com, empresa focada na entrega contínua de software de valor, responsável pelos principais projetos de ALM do Brasil. É especialista no gerenciamento do ciclo de vida de aplicações, tendo nos últimos 13 anos, casado gerência de negócio com Engenharia de Software em inúmeros projetos de diferentes portes, segmentos e complexidades no Brasil e em Londres, Reino Unido. Foi reconhecido “Microsoft MVP – Most Valuable Professional”, na competência de Visual Studio ALM – Application Lifecycle Management em 2010, 2011 e 2012. É especialista em Scrum e outras práticas ágeis de desenvolvimento de software. Possui diversas certificações, tendo sido trainer oficial da SCRUM.ORG sob o título Professional Scrum Developer Trainer, agora ministrando treinamentos oficiais pela Scrum Alliance sob o título de Certified Scrum Developer Trainer. Tem se dedicado à melhoria dos processos de desenvolvimento de software no Brasil, através de práticas ágeis de arquitetura, desenvolvimento e gestão de projetos. Atua em diversas empresas do setor público e privado, ajudando-as na adoção de ferramentas ALM e na definição de processos maduros focados na entrega de software.
17:00 – 17:55Mesa RedondaMediação: Yóris Linhares
Formato Fishbowl
18:00 – 18:30Encerramento

Mais informações: http://agiletalk.scrumminas.com.br

Nenhum comentário :