18 a 21/03: I International Workshop on Innovation and Clusters em BH

Nenhum comentário


BH recebe o I International Workshop on Innovation and Clusters, que reúne importantes clusters de Minas Gerais, de outros estados e também internacionais entre os dias 18 e 21 de março. A iniciativa é da Secretaria de Estado de Ciência e Ensino Superior (sectes) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), por meio do Sistema Mineiro de Inovação (Simi), da Eisenhower Fellowships e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).  

Segundo o idealizador do Workshop, o professor e pesquisador da UFMG, Marcos Pinotti, a ideia é realizar uma série de workshops itinerantes que acontecerão a cada ano em um país. "Escolhemos iniciar no Brasil, em especial em Minas Gerais. O estado tem uma das maiores taxas de crescimento econômico do país e é sede de importantes universidades", esclarece.

O superintendente de Inovação Tecnológica da Sectes, José Luciano de Assis Pereira, disse que são fundamentais ações que estimulem o debate sobre empreendedorismo e inovação, cujo objetivo é reforçar o poder competitivo dos clusters e, por conseguinte, das empresas que os integram. "As ações e o debate só têm a contribuir para o esforço de todo o sistema estadual de inovação em prol do desenvolvimento regional sustentável para o estado.  É por isso que a Sectes e a Fapemig, por meio do SIMI, toparam o desafio de co-realizar este evento", afirma José Luciano.

Além de reunir dirigentes de empresas dos clusters, o evento terá como público-alvo pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, agentes de governo, demais institutos de inovação e tecnologia, e contará também com empresas de outros países.

Participação internacional
O evento terá a participação de especialistas internacionais que trarão estudos de casos e apresentarão lições para as empresas brasileiras. É o caso, por exemplo, da russa Evgeniya Shamis, especialista na formação de clusters de caráter global e sustentável. Ela é autora do livro "On Clusters in Simple Words", algo como "Sobre clusters em simples palavras", em que aborda a experiência da Rússia, Inglaterra e dos EUA na formação de arranjos produtivos.

Outro participante é o israelense Yossi Offer, Diretor de projetos da Tag International Development, ONG que atua estrategicamente no desenvolvimento local de comunidades. Yossi coordena projetos na África, Ásia e países da extinta União Soviética em áreas como agricultura, desenvolvimento econômico, educação e saúde da mulher.

Modelo do Workshop facilita o intercâmbio
Para facilitar o intercâmbio entre as empresas e o aprendizado sobre como tornar um cluster mais competitivo, o evento será dividido em duas partes. Nos dias 18 e 19 de março, acontecerão palestras sobre inovação, mercado, transferência tecnológica etc.

Nos dois dias seguintes (20 e 21), serão constituídas arenas para identificar potencialidades e problemas locais, criar planos estratégicos e compartilhar experiências.

Inscrições abertas
Acesse a programação completa e faça sua inscrição clicando aqui. Cabe lembrar que todo o evento contará com tradução simultânea.

Nenhum comentário :