Prazo para participação em desafios do Movimento Minas termina na próxima semana

Nenhum comentário

O Movimento Minas abriu, no final de abril, dois desafios para levantar a opinião dos cidadãos. O primeiro deles foi sobre "Como atrair e desenvolver profissionais para transformar a administração pública no Brasil?". O outro foi uma enquete sobre como fortalecer a cultura empreendedora no estado, em especial, as startups. Os prazos para participação nos desafios terminam dias 29 e 30 de maio, respectivamente.

"O foco do desafio da gestão pública é nas pessoas, nos atuais e futuros profissionais cuja atuação tenha a ver com gestão pública. Ao abrir essa pergunta à sociedade, temos como objetivo buscar soluções que tragam novas perspectivas sobre essa questão, que é um dos pilares para profissionalização da gestão pública brasileira", destaca Caio Werneck, cogestor do Movimento Minas.

O desafio é fruto de uma parceria com o 12º Encontro Nacional dos Estudantes dos Cursos do Campo de Públicas (ENEAP), que acontece entre os dias 15 e 18 de agosto, no Hotel Tauá, em Caeté, na região metropolitana de Belo Horizonte. O resultado das contribuições na fase de ideação será levado ao encontro, onde os participantes terão a missão de elaborar uma proposta a ser encaminhada a membros da comunidade acadêmica, autoridades estaduais e federais.


Startups
No caso da startups, dentre os principais desafios elencados pela equipe do Movimento Minas, estão: a busca por investidores ou bancos dispostos a financiar empreendimentos; existência de talentos na região e boas universidades e escolas; a presença de incubadoras, aceleradoras e mentores; a facilidade para o processo de abertura e fechamento de negócios; e casos de sucesso de pessoas e empresas que sirvam de exemplo e referência no estado.

Segundo Paulo Emediato, cogestor do Movimento Minas, as iniciativas que seguem o modelo de negócios de uma startup costumam ter como objetivo o desenvolvimento de produtos, serviços, aplicativos, sites ou programas que possam resolver desde questões pontuais e de nicho até grandes problemas sociais, ambientais e de mobilidade. “A busca constante por inovação é uma das principais características desse modelo de negócios”, destaca.

Na enquete publicada no site www.movimentominas.mg.gov.br também é possível sugerir iniciativas empreendedoras e startups no estado. “Queremos conhecer e mapear, através das indicações dos cidadãos, startups mineiras com bom potencial de mercado,” conclui Paulo Emediato.


Sobre o Movimento Minas
O Movimento Minas é um projeto voltado para a participação dos cidadãos possibilitando a discussão e a construção colaborativa de ideias relacionadas aos desafios propostos no site. O objetivo do projeto é fortalecer a cultura de engajamento das pessoas em temas de interesse comum de forma aberta e inovadora. Participe, colabore. Publique suas ideias e converse. Caso sua instituição se interesse em propor um desafio ao Movimento Minas, entre em contato através do e-mail movimentominas@gmail.com.

Fonte

Nenhum comentário :