Bolt comemora 15 anos e lança Workshop “Ideias, Contos e Slides”, com dicas para uma apresentação “matadora”

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No mês em que completa 15 anos, a Bolt Brasil, agência de comunicação digital de Belo Horizonte, lança no mercado um produto diferenciado: o Workshop “Ideias, Contos e Slides”. Com mais de 100 clientes atendidos e mais de 100 mil slides finalizados, a empresa é um dos principais nomes de referência no País na área de apresentação corporativas. O novo produto Bolt, oferecido in company, tem foco em conteúdo estratégico (e não técnico) aos seus clientes, parceiros e empresas que queiram evoluir no tema. Hoje, a agência se destaca pelas apresentações para clientes como Fiat Automóveis Brasil, Vale S.A., Usiminas, Natura, Petrobras, Cris Guerra, além de eventos como TEDxAmazônia e TEDxSão Paulo.

Com dicas preciosas para se pensar em apresentações de grande impacto, o workshop destaca que uma ideia na cabeça e uma boa apresentação na tela podem garantir não apenas a atenção de uma plateia sedenta por informação de qualidade, mas também o fechamento de bons negócios.

De acordo com Renato de Paula (foto), coordenador de Conteúdo da Bolt Brasil, as apresentações têm se destacado no universo corporativo como uma importante ferramenta de comunicação que permite somar à fala, elementos visuais e de escrita. “Buscar a forma correta de envolver o público em uma história, e saber o que realmente precisa ser dito no momento de uma apresentação, cria um forte diferencial para uma organização ou até mesmo uma pessoa. As apresentações precisam ser enxergadas como uma mídia poderosa, que quando bem trabalhada, traz resultados surpreendentes”, explica o especialista.

Para demonstrar a importância do trabalho, a Bolt preparou 10 dicas que ajudarão a construir uma apresentação de sucesso:

1 – O primeiro passo é conhecer o seu público. Procure conhecer o nível de conhecimento da plateia em relação ao tema. Busque também informações sobre faixa etária, classe social, e valores culturais.

2 – Procure informações sobre o local da apresentação. Será um evento com vários palestrantes e a sua apresentação será uma delas? Você deverá seguir um briefing específico passado pela organização do evento? Teremos uma plateia com quantas pessoas? Qual será o tempo para a apresentação? Ela será em uma sala reservada para um grupo pequeno de pessoas?

3 – Desenvolva um roteiro em algum editor de textos, antes mesmo de abrir um software de apresentações. Pense no roteiro como um bom bate-papo, não tente falar sobre tudo em um curto espaço de tempo; concentre seu discurso no principal benefício que sua apresentação pode trazer ao público. Geralmente, as grandes apresentações apresentam um problema e, na sequência, trazem uma solução.

4 – Utilize metáforas e analogias para exemplificar suas ideias. Este artifício é excelente para simplificar conteúdos aparentemente complexos.

5 – Ao transferir seu discurso para um software de construção de apresentações, mantenha na tela o mínimo de texto possível. Lembre-se que o discurso deve estar na sua cabeça e não nos slides.

6 – Após simplificar os textos dos slides, busque imagens adequadas para ilustrar suas ideias. Tente fugir dos clichês baratos que são comumente utilizados no dia a dia. Pense no principal conceito que o slide deve passar para sustentar o seu discurso e faça uma escolha adequada.

7 – Simplifique gráficos e tabelas. Antes de inserir essas informações nos slides, faça uma pergunta a você mesmo: qual a informação que este gráfico ou tabela deve passar? Isso é importante? Muitas vezes a informação principal pode ser, por exemplo, um número específico.

8 – Utilize infográficos sempre que possível. Eles ajudam na assimilação de informações. Quer um exemplo? Ao citar no slide que sua empresa economiza 50% de água com ações de captação de águas de chuva, você pode mostrar o quanto isso representaria num infográfico: este volume daria para encher, por exemplo, 50 piscinas olímpicas a cada mês.

9 – Ensaie, ensaie e ensaie o conteúdo. Ensaie até você ter 100% do discurso em sua cabeça, sem precisar do apoio dos slides. Isso faz com que a apresentação se torne mais dinâmica, diminui a ansiedade e passa mais segurança na hora do evento.

10 – Interaja com a plateia. Sempre que possível, busque perguntas do público e mostre receptividade. Vale lembrar que por mais que se tenha o domínio sobre um conteúdo, sempre temos o que aprender sobre ele.          

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