Aplicativo mineiro oferece informações sobre trânsito em qualquer meio de transporte nas grandes cidades

Nenhum comentário

Desenvolvido por uma empresa de tecnologia do Vale do Jequitinhonha, o MOBQI indica os melhores meios de transporte e rotas, informações sobre o trânsito em tempo real dentre outras diversas funcionalidades. A JMM Tech, empresa de tecnologia sediada em Araçuaí, desenvolveu o aplicativo MOBQI para facilitar a locomoção das pessoas nas grandes cidades. “Trata-se da primeira rede social focada em mobilidade urbana do mundo, que integra aplicativos para celular e web. Com o MOBQI, o transporte urbano ganha uma nova cara, não importando se o usuário está de carro, metrô, ônibus, bicicleta ou mesmo a pé”, explica o diretor da empresa, Ernani Machado.

Parece contraditório que uma empresa do interior desenvolva aplicativos para smartphones que resolvem problemas nas metrópoles do país. “Mas foi justamente o que a empresa JMM Tech fez. O aplicativo já começa com informações de milhares de cidades no Brasil, América Latina, Estados Unidos e Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte). Até o meio do ano de 2015, haverá informações de todos os países da União Européia e a meta é que 90% do planeta esteja cadastrado neste novo aplicativo”, comenta o diretor.

O MOBQI é um sistema totalmente gratuito (APP e web), e por ser extenso, será lançado em etapas, sendo a primeira o APP. Posteriormente serão lançados o sistema para web e vários softwares agregados ao MOBQI. “Podemos garantir que será o maior sistema já criado no mundo focado em mobilidade urbana e no futuro transporte integrado de todos os modais”, informa Machado.

Sobre o aplicativo
O grande destaque do aplicativo fica por conta das informações em tempo real de linhas de ônibus de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro. Funciona da seguinte maneira: o usuário poderá acompanhar, em tempo real, onde o ônibus que ele espera está e em quanto tempo ele chegará até o local, além do valor da passagem, o tempo de viagem e a capacidade do veículo. Até o final deste ano, o aplicativo disponibilizará o serviço de tempo real para ônibus em outras cinco capitais do país. Outra funcionalidade que merece destaque é o acesso a câmeras de trânsito em Belo Horizonte, Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas mostrando, em tempo real, o que acontece na cidade.

Para usar um táxi, por exemplo, o usuário tem acesso aos motoristas mais próximos, ao preço médio que irá custar a sua corrida, além do melhor caminho que o taxista deverá percorrer, evitando que os mesmos façam longas rotas ou peguem o caminho errado. Sobre o metrô, há os horários das linhas, estações mais próximas e o preço. Em seu próprio carro, o usuário pode conferir comentários de motoristas sobre o caminho, o preço nos postos de combustível mais próximos e os níveis de emissão de carbono de acordo com o modelo. Já para quem opta ir de bicicleta ou mesmo caminhando, o MOBQI informa as calorias perdidas e um relatório sobre os quilômetros percorridos.

“O aplicativo incentiva as pessoas a serem mais sustentável e a manter a forma, pois contabiliza as calorias gastas, os quilômetros que a pessoa andou a pé ou de bicicleta e quanto de CO² foi liberado na atmosfera utilizando determinado tipo de transporte. Tudo isso fica detalhado nas estatísticas pessoais, disponibilizadas pelo APP”, destaca o diretor.

Além disso, o MOBQI funciona nos moldes de uma rede social, em que as pessoas podem interagir umas com as outras, permitindo procurar usuários mais próximos e até mesmo a paquera. Também é possível compartilhar rotas e informações sobre o trânsito com fotos e vídeos, sendo possível dar nota nas rotas e indicar caminhos alternativos. O aplicativo também possui um chat, onde é possível enviar mensagens e imagens, além de possibilitar o envio da localização atual do usuário para outra pessoa. Se o login for realizado através do Facebook, será possível localizar os eventos que estão acontecendo próximo de onde o usuário estiver.

Os “caroneiros” também não ficaram de fora. Com o MOBQI pode-se oferecer e pedir carona, além de ver e avaliar o perfil dos “caroneiros”. “O MOBQI é um aplicativo completo e inteligente, que muda completamente a relação das pessoas com o transporte nos centros urbanos”, explica Ernani. O aplicativo oferece também opções de compras. Se o usuário deseja comprar algo, basta digitar o que precisa que o APP mostrará estabelecimentos comerciais e informações de como chegar até eles. “É muito prático e rápido, e o usuário também pode achar supermercados, farmácias, delegacias, hospital, entre diversos outros estabelecimentos”, comenta o diretor.

Expansão
Em dezembro será lançado o sistema de monitoramento e informações sobre transporte público focado na cidade de Londres, com todas as informações de transporte da cidade de maneira detalhada. “Através de uma parceria com o Governo Britânico, que já está em trâmite há mais de um ano, a JMM Tech deverá inaugurar, em breve, um escritório em Londres, para iniciar suas operações pelo território europeu”, conta Ernani Machado.

Link Google Play:
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.mobilidadebrasil.mobqi_usuario

Em breve, link da Apple Store.

 

Nenhum comentário :