Patrocínio

Inovação em processos gera alto impacto com baixos custos em empresas

Nenhum comentário


Uma das mais fortes tendências dos ambientes corporativos, a inovação têm transformado negócios e ampliado o potencial de vários empreendimentos. Nos últimos anos o Brasil conquistou um cardápio de políticas de inovação relevante, implementando incentivos fiscais, crédito subsidiado e outras iniciativas.

Apesar disso, as empresas brasileiras são pouco inovadoras, segundo relatório CIS-II, divulgado pelo IPEA. A taxa de inovação (percentagem das empresas que introduziram no mercado produtos e/ou processos novos ou tecnologicamente aprimorados entre 2000 e 2004) das empresas brasileiras é da ordem de 31% em 2000. Isso se compara com taxas de inovação superiores a 60% para países como Suécia, Áustria, Canadá, Dinamarca, Suíça, Irlanda, Holanda e Alemanha.

Fazer diferente
Pensar em como "fazer diferente" é uma tarefa não muito simples, pois não se trata apenas de um exercício aleatório de criatividade. É fundamental ter processos por trás das ações para que se possa ter certeza da eficácia das inovações dentro da empresa. Apesar de mais de 50% dos gastos em inovação das empresas brasileiras estarem diretamente ligados à aquisição de ativos tangíveis (principalmente máquinas e equipamentos), existem empreendimentos focados em fazer inovações de alto impacto, mas com foco no desenvolvimento de iniciativas internas de baixo custo. Um dos exemplos dessa situação é a Hekima, empresa mineira especializada em Big Data Analytics.




Conheça abaixo as práticas realizadas na empresa e se inspire:

1. Guia de Bolso:
O Guia de Bolso é um documento que compila as informações essenciais sobre a empresa. Ele apresenta, dentre outras coisas, a história da empresa, seus produtos e serviços, os membros da equipe, ambiente de trabalho e filosofia.

2. Flocking:
Flocking é um processo de inovação contínua. Seus principais objetivos são aproveitar o potencial criativo da equipe, dar voz e poder de ação para todo o time – fazendo com que a empresa seja a cara das pessoas que dela fazem parte – e expandir a comunicação entre áreas. Qualquer pessoa que trabalhe na empresa e identifique uma oportunidade ou uma possibilidade de evolução na empresa pode participar do Flocking a qualquer momento, propondo inovações relacionadas a processos, produtos e negócios, clima de trabalho e  relacionamento. O Flocking já rendeu bons frutos, como:

a) Hekima Talk: todo mês uma pessoa com trajetória profissional e pessoal interessante é convidada a vir à empresa compartilhar um pouco de suas histórias, ideias e experiências. O objetivo é promover a interação da equipe com pessoas de diversas áreas, trazendo aprendizados e insights para a empresa;

b) Zahpee Blood: a cada 3 meses a equipe se reúne para doar sangue a conhecidos que precisam ou para bancos de sangue;

c) Clube de Leitura: uma vez por mês a equipe se reúne para discutir um artigo, livro ou até vídeo relacionado a temáticas como empreendedorismo e inovação.

3. HackJam:
Maratona para o desenvolvimento de protótipos de novos produtos, serviços ou modelos de negócios baseada na metodologia do Global Service Jam. A proposta é que novas edições sejam realizadas 2 ou 3 vezes por ano com os objetivos de exercitar a criatividade, trabalho em equipe e envolvimento com projetos multidisciplinares e disseminar novos conhecimentos entre a equipe, além de aproximá-la.

4. Apresentação de artigos:
Encontro para troca de conhecimentos entre a equipe. Seu objetivo é criar oportunidade para novos temas serem estudados, além de trazer para dentro da empresa os interesses e conhecimentos de cada membro da equipe. Toda a equipe é convidada a se reunir para assistir integrantes apresentarem um conteúdo à sua escolha - artigo científico, metodologia, case etc.

5. Moeda interna:
O Zahpee Dólar é a moeda de reconhecimento e premiação entre a equipe. Quinzenalmente, cada membro da equipe ganha 3 Zahpee Dólares para oferecer livremente aos colegas de trabalho que fizerem algo relevante pela empresa e pelo time. É a forma de valorizar e incentivar quem age pensando no coletivo. Essa moeda interna pode ainda ser trocada por prêmios, produtos ou experiências.


Alguma das ideias acima podem transformar a sua empresa também. Inspire-se e faça diferente através das ferramentas de inovação. Para conhecer mais da Hekima, acesse http://hekima.com/ ou entre em contato pelo e-mail contato@hekima.com.

Nenhum comentário :