Gamification: atinja suas metas na vida com os ensinamentos dos vídeo games

Nenhum comentário


Marcílio Henrique Guedes Drummond*

Jogar vídeo game é uma perda de tempo? Muitas pessoas já pensaram assim, mas estudos comprovam que "gamificar" sua vida pode ser positivo.

Vários estudos comprovam que o videogame melhora o raciocínio, a atenção e a capacidade de realizar múltiplas tarefas (características ideias para o profissional moderno). Além disso, ele pode te ensinar estratégias bem interessantes para sua vida.
Uma delas é usar o processo de gamification para cumprir metas e atingir resultados.

Gamification significa aplicar a lógica de comportamento de jogos virtuais em processos diversos, para torná-los mais engajadores, didáticos ou divertidos, por exemplo. Consiste em dividir um grande trabalho ou desafio em fases menores, com objetivos específicos a serem cumpridos e graus de dificuldade crescentes.

A lógica é a seguinte: o “jogador” é induzido a treinar, nível a nível, até se tornar bom o suficiente para passar para o seguinte.

Não duvide: essa pode ser uma ferramenta muito útil para o trabalho, se você souber como aplicá-la.
Dia cheio de tarefas? Utilize um tempo para se organizar e comece pela mais simples ou pelo que você acha mais fácil como ler e responder todos os seus e-mails, por exemplo. Vá para a próxima fase e combata as atividades mais complexas.

Quando "pegar o jeito", experimente otimizar a execução das “fases”. Se indague: é possível diminuir o tempo que você leva para realizar cada tarefa? É possível executá-la com menor nível de erros?
E veja bem, o gamification também pode te ajudar em desafios pessoais.

Quer perder peso? Comece correndo três voltas no seu quarteirão. Tente diminuir seu tempo dia após dia. Comece a servir 100 gramas a menos no seu prato. Na semana seguinte, tente correr uma volta a mais. Na terceira semana, diminua o número de doces que você come e o tempo que você leva para dar quatro voltas no quarteirão.

Essa é a lógica. Vamos "gamificar" nossos desafios?

Fonte: 99u. Com (site em inglês): http://99u.com/workbook/51730/achieve-goals-by-gamifying-them

*Marcílio Guedes Drummond é advogado (sócio do Guedes Drummond Advogados Associados), professor, palestrante e coach. É formado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É Pós-Graduado em Direito Público pela Universidade de Coimbra (Portugal) em parceria com o Instituto para o Desenvolvimento Democrático (IDDE). É colaborador no IDDE, no desenvolvimento das Pós-Graduações em Direito Público e em Direito Constitucional. É Youtuber em temáticas de facilitação do Direito.

Nenhum comentário :