ARTIGO: 4 lições do dia a dia para o microempreendedor

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Empreender não é fácil - e isso não é novidade alguma, mas existem muitas maneiras de reduzir a dificuldade de administrar um negócio que a maioria das pessoas só aprende com a “mão na massa” (e, às vezes, tarde demais).

Ser um microempreendedor, ainda mais no Brasil, é uma decisão para pessoas corajosas e que acabam movimentando grande parte a economia do país. Por isso, preparamos este artigo especialmente para quem já empreende ou está criando um pequeno negócio, com lições que podem evitar dor de cabeça e aumentar o lucro.

Lição Número 01: você vai trabalhar muito mais

Especialmente no começo do seu negócio, você muito provavelmente vai trabalhar bem mais do que fazia com “carteira assinada”.

A verdade é que, a não ser que você tenha sido gerente em algum comércio, dificilmente você teve que lidar com praticamente toda a cadeia de suprimentos e todo o processo de venda em um emprego “comum”.

Então, a primeira lição que você precisa aprender é que provavelmente você vai ter que trabalhar mais horas do que quando era empregado. Isso acontece porque qualquer negócio, mesmo bem pequeno, tem quase todas as áreas e processos básicos de uma empresa muitas vezes maior em faturamento e estrutura.

Comprar matéria prima, gerenciar a produção, o estoque e as vendas, mesmo que você seja o único envolvido, é muito trabalhoso. Por isso, municiar-se de ferramentas e ser organizado é primordial.

Lição Número 02: os números falam

E é melhor escutá-los! Muitos empreendedores resumem a administração a entender e lidar com números óbvios como quantidade de vendas mensais, faturamento mensal e lucro (no conceito mais básico, considerando apenas os gastos com materiais e o preço final dos produtos).

Embora pareça um cenário improvável, muitos ainda fazem tudo “no papel” ou em planilhas eletrônicas que vão se tornando cada vez mais complexas e difíceis de usar (e que passam a fazer parte da rotina e acabam fazendo o empresário perder muito tempo em trabalhos repetitivos e que não agregam valor aos produtos e serviços).

Hoje, é imprescindível entender o máximo possível de variáveis para lidar com variações que vão desde o dia e a hora na qual você faz mais negócios na semana e as épocas festivas ou de maior impulsionamento da economia.

Escolher bem os indicadores que serão a bússola do seu negócio vai  te poupar tempo e vai te dar a possibilidade de ter insights sobre como e quando gastar energia e recursos.

Não estamos mais nos anos 80: adotar um sistema ERP para pequenas e médias empresas (ou ERP cloud) hoje em dia é barato e não exige mais do que uma conexão com a Internet e um dispositivo, que pode ser um notebook ou um tablet (ou até um smartphone). Esses softwares oferecem desde cadastro de clientes até completo sistema de controle financeiro, contribuindo significativamente para a produtividade.

Lição Número 03: atenda o cliente

Pode parecer estranho, mas uma das grandes lições do microempreendedorismo é essa: atenda o cliente, ou caia fora!

Diferente de grandes empresas, que normalmente oferecem condições diferenciadas e que permitem a “generalização” do atendimento, negócios menores devem investir pesado no atendimento, servir o cliente e ajudá-lo a resolver problemas e fazer escolhas.

Pense bem: toda compra de serviço ou de produtos é a solução de um problema. Por isso, tratar todo cliente de forma especial é tão importante e a melhor forma de fazer isso é ouvir quais são as necessidades e expectativas em relação ao que você pode fornecer e ajudá-lo a entender como você pode ajudá-lo.

Lição Número 04: marketing digital e redes sociais são muito mais do que panfletagem virtual

Os posts pagos no Facebook (e outras redes sociais) são os novos panfletos (ou flyers). O que queremos dizer com isso é que, embora investir em marketing digital seja muito importante, gerenciar os resultados das ações é o que realmente faz  diferença.

Entender de onde vem os clientes, como eles chegaram à sua empresa e o que eles procuram são informações chave na estratégia de marketing de qualquer negócio moderno.

Essas dicas são básicas, mas são realmente especiais porque ilustram muito bem onde as empresas mais tropeçam: na gestão, no atendimento ao cliente e na estratégia de marketing.


Gostou e quer saber mais sobre como empreender? Comente! Tem dúvidas? Entre em contato com a gente, vamos ficar muito felizes em te ajudar!

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