Prêmio Nippon de Jornalismo resgata história dos japoneses na construção da Usiminas e anuncia vencedores

Nenhum comentário
Equipe NSSMC, vencedores e representante da auditoria Walter Heuer (Foto: Maira Mesquita)

O arco da amizade que constituiu a região mineira do Vale do Aço foi a narrativa vencedora do 1º Prêmio Nippon de Jornalismo – Uma História de Encontros. Marta Vieira, Gustavo Werneck e Luiz Ribeiro (textos) e Túlio Santos (fotos), foram os autores da série de reportagens “Da Terra ao Aço”, publicado em janeiro no jornal Estado de Minas. “O prêmio surgiu para fomentar o diálogo, estimular a troca de experiências e celebrar as conquistas de mineiros e japoneses com a Usiminas, que tantos benefícios traz a Minas e ao Brasil”, afirmou o diretor executivo para as Américas da Nippon Steel & Sumitomo Metal Corporation (NSSMC), Kazuhiro Egawa, durante evento de celebração na noite deste terça-feira (20), no Museu Inimá de Paula, em Belo Horizonte.

A vencedora conquistou uma viagem de sete dias para o Japão com direito a acompanhante, no valor total de R$ 20 mil. “Além do reconhecimento que vale para qualquer profissional, foi um grande aprendizado sobre pessoas que construíram a nossa história, a história de Minas Gerais. Os japoneses continuam fazendo parte dessa economia, do comércio, da vida da cidade”, conta Marta Vieira.  A premiação é uma iniciativa da Nippon Steel & Sumitomo Metal Corporation (NSSMC), a maior acionista controladora da Usiminas, com o objetivo de valorizar as matérias e os jornalistas que resgataram as diversas histórias entre mineiros e japoneses, nos últimos 60 anos de parceria, desde a assinatura do acordo Lanari-Horikoshi.

Todo o processo, desde o recolhimento das pontuações das matérias até a apuração, foi auditado pela Walter Heuer, renomada empresa do setor, responsável por várias auditorias de premiações mineiras e nacionais. Além do grande prêmio da noite, foram entregues três menções honrosas como forma de reconhecer a qualidade dos trabalhos inscritos: Menção Honrosa Mídia Impressa (Mara Bianchetti/Diário do Comércio), Rádio e TV (Júlio Vieira/Band News FM) e Mídia Digital (William Saliba/ Carta de Notícias).

Auditoria e parceiros
Todo o processo, desde o recolhimento das pontuações das matérias até a apuração, foi auditado pela Walter Heuer, renomada empresa do setor, responsável por várias auditorias de premiações mineiras e nacionais.

A 1ª edição do Prêmio Nippon de Jornalismo conta ainda com o apoio do Sindicato dos Proprietários de Jornais, Revistas e Similares do Estado de Minas Gerais (Sindijori), do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG), da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt) e do blog Mercado Web Minas (MWM).

Nenhum comentário :