Publicidade

Publicidade

Blog Mercado Web Minas de layout novo

19 comentários
Depois de pouco mais de um ano de blog, com algumas várias reclamações sobre o "layout" e algum enrolação atraso, tanto meu quanto do Venâncio Lopes, está aí o novo layout do Mercado Web Minas.

Na verdade, quando decidi criar um blog, foi meio de supetão. Nem esperava ficar muito com ele, achava que não ia vingar, que não ia ter tempo (isso a gente sempre arruma, né), que ia desempolgar fácil, que não ia ter assunto, etc... Daí que ele foi criado no impulso, com um topo feito às pressas, com prints dos sites de algumas agências e uma "marca" plagiada adaptada do Word.

Atendendo às reclamações e também àqueles leitores que não gostavam e mesmo assim não reclamavam, taí o novo layout. Foi bom também pra aprender alguns recursos e customizações do Blogger com os quais ainda não estava muito familiarizado.

Agradeço ao Venâncio Lopes, webdesigner da Bhtec, pelo tempo e paciência com que bolou o novo layout e me instruiu nos htmls e configurações do Blogger, e também a outros designers e agências que se ofereceram para criar um novo layout para o Mercado Web Minas.




Espero que vocês gostem ;-)
Eu gostei!

19 comentários :

Palestra sobre Redes Sociais encerra agenda de maio do Estação Pátio Savassi

Nenhum comentário
O projeto Estação Pátio Savassi, continuando as discussões de maio sobre Internet, mobilidade e conectividade, apresenta palestra com o designer gráfico e Diretor de Criação e Planejamento da Bolt Brasil Comunicação Digital, Alexandre Estanislau. Ele conduzirá a palestra “As redes sociais”, fechando o ciclo de maio do projeto Estação Pátio Savassi, que aborda o tema “Quero saber sobre internet, mobilidade e conectividade”. O encontro será realizado sábado, dia 30, no anfiteatro (L2) do Pátio Savassi (Av. do Contorno, 6061 Savassi), às 11h.

Alexandre fala sobre as redes sociais e o preconceito que existe entorno delas – não se trata de coisa de criança ou adolescente, de ‘nerd’ e nem mesmo se pode dizer que é algo muito complicado. Ele irá apresentar cases bem sucedidos do uso dessas redes e irá propor uma reflexão sobre o modelo antigo de comunicação e o atual, discutindo o que pode surgir de informações e comportamentos dessas novas redes sociais.

Alexandre apresentará alguns vídeos que explicam de maneira simples e fácil o uso das principais redes e dará exemplos atuais, como o caso de Suzana Boyle, que apareceu para o mundo depois que um vídeo seu foi postado no Youtube. A intenção é propor um bate papo, uma troca de idéias com o público, numa palestra interativa, bem no perfil das redes sociais.

Alexandre Estanislau é sócio fundador da Bolt Brasil e atua como Diretor de Arte, Criação e Planejamento. É graduado em Design Gráfico pela UFMG e pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-MG. Premiado em inúmeros festivais brasileiros e internacionais, é membro do Comitê de Marketing da Câmara Americana de Comércio – AMCHAM-MG e da ABEMG-MG. Possui artigos publicados em diversas revistas e foi professor de Direção de Arte no curso de Comunicação Digital e Hipermídia da UNI-BH durante dois anos.

Para dar continuidade ao debate iniciado na palestra, quem se interessar, pode participar da programação interativa do projeto acessando o site da Estação do Saber, se cadastrando no fórum, enviando o comentário através de e-mails ou ainda pelo Twitter da Julia Ramalho Pinto, onde serão postadas frases e comentários nas redes sociais que discutam temas relativos à cultura.

Foto: Marina Lacerda

O projeto do Shopping Pátio Savassi com curadoria da Estação do Saber tem a proposta de levar intelectuais, escritores e profissionais renomados para palestras gratuitas e bate-papos com o público no anfiteatro do shopping.

Agenda: “Estação Pátio Savassi – Palestra: As redes sociais”
Data: 30 de maio de 2009, sábado // Horário: 11h
Local: Pátio Savassi – Av. do Contorno, 6061 Savassi – Belo Horizonte – MG
SAC Pátio Savassi: (31) 3263-8500
Entrada Franca

Nenhum comentário :

PlanB desenvolve hotsite do Vestibular da Universidade FUMEC

Nenhum comentário
A PlanB é a responsável pelo hotsite do vestibular do segundo semestre da Universidade FUMEC. A criação e produção do hotsite é fruto da parceria que a PlanB tem com a Tom Comunicação, agência de publicidade da universidade.

Pelo endereço, o estudante acessa informações sobre cursos oferecidos e inscrições (que podem ser feitas pelo site), provas anteriores, dicas e ainda pode tirar dúvidas. A página visa atrair inscrições para o vestibular e conceituar a Universidade FUMEC como uma instituição que prepara o aluno para o mercado de trabalho. Para isso, foram utilizados depoimentos de alunos e ex-alunos que se destacam no mercado profissional. O público-alvo é formado por jovens a partir dos 17 anos, interessados em cursar o terceiro grau em Belo Horizonte, e por aqueles que buscam transferência ou obtenção de novo título.

Nenhum comentário :

Sites do Núcleo de Hematologia, Ambrosio’s Grill e Guia Nota 10 levam assinatura da Why Digital

Nenhum comentário
A Why Digital lançará em breve dois novos projetos: site do Núcleo de Hematologia (um centro de excelência em hematologia e transplante de medula óssea) e o novo site do Ambrosio’s Grill (um dos mais prestigiados restaurantes de carne da cidade).

O novo site do Núcleo de Hematologia seguirá uma linha mais clean e moderna, aliada a uma navegação simples para facilitar e atrair o seu público, que são os seus atuais e futuros pacientes.

Já o site do Ambrosio’s será completamente diferente do atual, com uma nova navegação, que garante uma visualização mais fácil, ágil e rápida das informações, com um layout moderno e atrativo, que dará destaque para os diferenciais do restaurante (sua estrutura para eventos empresariais, com um auditório para 100 pessoas e toda infra estrutura audiovisual).

Está no ar o site do Guia Nota 10!

O Guia Nota 10 é o guia mais completo de escolas particulares de Belo Horizonte. O site tem o objetivo de ajudar na orientação de pais na hora de matricular ou mudar o seu filho de colégio. O projeto editorial (da Editora Zampetti) tem a assinatura da Agência LZ e em breve estará nas melhores livrarias da cidade.

Nenhum comentário :

Sense8 contrata desenvolvedor HTML

Nenhum comentário
A Sense8 está procurando urgente por um desenvolvedor HTML

Requisitos Técnicos:
. Domínio de HTML, CSS / Tableless;
. Bons conhecimentos em Javascript;
. Conhecimentos intermediários em softwares de edição, como Photoshop, Fireworks, Illustrator;
. Noções de Design para aplicativos móveis;
. Desejável conhecimentos intermediários em Flash;
. Desejável noções de Usabilidade e Acessibilidade;
. Desejável noções de PHP;

Função: Programador HTML com experiência para trabalhar na montagem de sites em tableless, partindo da exportação do layout, até a otimização das imagens e validação de formulários com JavaScript.

Perfil: Ser pró-ativo; gostar de desafios e de conhecer coisas novas, tecnologias novas; ser curioso, pesquisador, determinado; ter fascínio por desenvolver interações inusitadas e diferentes; gostar de trabalhar em equipe e ser comunicativo.

Carga horária: das 9h às 18h
Salário: a combinar

Currículos para: amarante@sense8.com.br

Nenhum comentário :

Vaga de desenvolvedor na Atma Interativa

Nenhum comentário
A Atma Interativa está com uma vaga aberta para desenvolvedor.
Conhecimentos: HTML, CSS, java script.
Desejável: Ajax, Flash(action script) e tableless.
Imprescindível: ter bom humor, ser heavy-user de internet, vontade de mostrar trabalho e ser proativo.

Curriculos para contato@atmainterativa.com.br

Nenhum comentário :

Lápis Raro profissionaliza prestação de serviços associados ao Google

3 comentários
Desde o início de 2008, o Núcleo de Web e Multimídia da Lápis Raro, sob direção de Juliana Duarte, vem se especializando para utilizar com proficiência todas as ferramentas que o Google disponibiliza, tanto para montagem e gerenciamento de campanhas de links patrocinados como para otimização de sites e mensuração e análise de resultados de ações de marketing digital.

Já na área de mensuração e análise de resultados, o grande destaque do mercado atual é o Google Analytics, ferramenta gratuita que possibilitou a popularização dos serviços de Web Analytics - um privilégio anteriormente acessível apenas a grandes empresas, que possuíam capital para arcar com os custos de um software para esse fim. Considerando a crise financeira atual, é imprescindível para as empresas entender muito bem o retorno conseguido para cada centavo investido e minimizar suas margens de risco. Não poderia haver um melhor cenário para a popularização dos serviços de Web Analytics. Os empresários estão extremamente interessados em descobrir quais dos seus investimentos realmente trazem retorno e como suas ações on-line podem ser otimizadas para render mais com o mesmo (ou um menor) custo.

Com a revolução do Google Analytics, a grande pergunta atual não é o que podemos medir, mas sim o que devemos medir. As possibilidades de mensuração são tantas que, dando atenção a todas, é impossível tirar conclusões claras que guiem ações de otimização. Daí a vital importância de um profissional analista capaz de potencializar todos os recursos das ferramentas de métrica.

Rafael Damaceno, designer de interação e coordenador de S.E.M. (Search Engine Marketing) da Lápis Raro, é um dos primeiros profissionais da América Latina a receber o certificado Google Analytics Individual Qualified (GAIQ), um reconhecimento do Google à proficiência na utilização do Google Analytics. No ano passado, Rafael já tinha se qualificado também no exame do Google Advertising Professional, um reconhecimento de capacitação técnica conferido a especialistas em gestão de links patrocinados - que cumprem alguns requisitos da empresa e que passam em um exame específico para esse certificado de qualificação.

Para nossos clientes, é mais uma segurança de ter suas estratégias on-line administradas por quem realmente entende do assunto. O grupo de hotelaria Ouro Minas, por exemplo, vem trabalhando há algum tempo com essas ferramentas de S.E.M. e, apenas no primeiro mês de campanha, chegou a ter um aumento de 239% no número de visitas a seu site de pessoas em busca de palavras associadas a seus principais atributos. Algumas dessas palavras possibilitaram ao cliente passar de um número 0 de visitas por determinada palavra-chave, para mais de 39.000 views via sistemas de buscas.

O Núcleo de Web e Multimídia da Lápis Raro funciona de forma integrada com todos os departamentos da agência, e atende pelo mesmo telefone: 3211-5100.

3 comentários :

5Clicks comemora 4 anos!

2 comentários
Fundada em 25 de maio de 2005 por Saulo Medeiros e Marlos Carmo, a 5Clicks comemorou quatro anos de muitas conquistas na última segunda-feira. A agência foi desenvolvida baseando-se na filosofia de gestão metanóica de crescimento equilibrado em três pilares: Corpo, Mente e Alma.

Oferecendo serviços de gestão completa de comunicação interativa, planejamento e desenvolvimento de sites, análise e acompanhamento de métricas e resultados, a equipe da agência é formada por profissionais continuamente capacitados e uma rede de profissionais colaboradores com quem conta de acordo com a necessidade de cada projeto.

Com um modelo próprio de desenvolvimento de soluções, independente de QUEM, o foco é em COMO. A 5clicks nasceu com o intuito de ser a melhor agência de comunicação interativa para se trabalhar e se contratar. Para isso, trabalha com o conceito de “mente-aberta”, sem preconceitos. Este pensamento tem aberto várias portas importantes para evoluir o processo de trabalho da empresa e, consequentemente, sua capacidade de criação, planejamento e execução.

Alguns projetos memoráveis desenvolvidos pela 5Clicks: PEQUIM 2008, o primeiro Twitter Game do Brasil; @PINÓQUIO, ação interativa para redes sociais usando Twitter; PAN 2007, estações de auto-atendimento instalados na vila do PAN; Planejamento de Comunicação do iMasters InterCon 2007. Recentemente, um case de sucesso foi o portal do Campeonato Mineiro 2009 desenvolvido para a Globo Minas.

Tudo o que o Mercado Web Minas já publicou sobre a 5Clicks você confere aqui.

2 comentários :

Amcham promove workshop: Controle de Custos e Formação de Preços para Agências de Comunicação e Publicidade

Nenhum comentário
A partir de pesquisa realizada pelo consultor junto a agências associadas da Associação Brasileira das Agências de Comunicação - Abracom, de diversos portes e faixas de faturamento, foi desenvolvido conteúdo dirigido às necessidades das empresas do setor. O curso, que acontece na Amcham dias 28 e 29 de maio, busca orientar as agências quanto aos procedimentos adotados nas principais empresas do mercado de serviços para controle de custos e formação de preços. O workshop abre possibilidade para consultoria individualizada.

1º Dia: 60% Teórico / 40% Prático

Relevâncias para a Segmentação da Abracom.
Preço, Custos e Mercado.
Orçamento Anual.
Custos Fixos Diretos e Indiretos.
Custos Variáveis.
Lucro.
Demonstração completa de formação de Custos e Preços.

2º Dia: 10% Teórico / 90% Prático

Preparação do Orçamento de Receitas, Despesas e Investimentos da Empresa.
Preparação de Orçamentos de Custos e Preços de Projetos Contínuos.
Preparação de Orçamentos de Custos e Preços de Projetos Especiais.
Controle do Orçamento da Empresa e a Rentabilidade por Projeto/Job.
Questões de Negociação com os Clientes.

Roberto Lang, 46 anos, administrador pela FGV-SP, MBA pelo Insead-Fontainebleau, empresário, executivo e consultor nas áreas de Marketing, Vendas e Gestão Geral, no Brasil, Portugal e Inglaterra em empresas nacionais e multinacionais como Unilever, Abril, IBTA, Adriano Ramos-Pinto, Companhia das Letras, Brasif/Dufry, Vestes, entre outras. Professor em cursos de especialização em administração e MBA na Fundação Vanzolini/Poli/USP.

Horário: das 9h às 18h (carga horária 16 horas)

Local: Amcham Business Center
Data: Dias 28 e 29 de maio
Rua da Paisagem, 220 Vila da Serra - Belo Horizonte
Investimento:
Sócios Amcham R$ 320,00
Sócios Abracom R$ 320,00
Não Sócios R$ 500,00
Incluso: 2 Coffee breaks (por dia), material didático e certificado

Informações e Inscrições com Mariana Mendes e Carolina Borges através do telefone (31) 2126-9750.

Nenhum comentário :

Palestra com o "pai" da web em BH: A internet do futuro

Nenhum comentário
O vovô aí da foto ao lado na verdade é considerado o pai da internet (quem seria a mãe? Bob Kahn?). Trata-se de Vint Cerf, atual vice-presidente do Google e um dos criadores do protocolo TCP/IP.

Ele vem a Belo Horizonte, mais precisamente no Minascentro (Teatro Granada. Update: Será no Topázio e ainda há vagas!), com a palestra "A internet do futuro", nesta segunda-feira, 1º de junho, às 10h30. Inscrições limitadas neste e-mail.

Promoção da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes).


Videos do evento. Resumo do evento no blog Coisas Que Eu Sei Também.

Nenhum comentário :

Está rolando agora na sede do Sebrae-MG: Ciclo MPE.net

Nenhum comentário

Corre que você ainda pega as palestras da tarde. É chegar chegando (gratuito)!

Evento: Ciclo MPE.NET - Sua Empresa na Economia Digital
Data: 26/05/2009
Local: Sede do Sebrae Minas - Belo Horizonte - MG

O Ciclo MPE.net é um dos maiores eventos de capacitação sobre a Economia Digital do país. Com o objetivo de orientar as MPEs de todo o Brasil sobre as formas mais efetivas de participação para o universo do Comércio Eletrônico, o Ciclo MPE.net é realizado em diversas cidades brasileiras, recebendo um público médio de 300 empresários por evento.

Por meio de palestras ministradas pelas empresas líderes da Economia Digital em nosso país, são apresentados conceitos e ferramentas fundamentais para o sucesso do empreendedorismo na Internet. Assim, o evento discorre sobre temas relevantes como: Soluções de Pagamento Online, Logística, Segurança, Infraestrutura Tecnológica e Exportação. Desta forma, o evento é uma ação com forte papel social para o crescimento e sedimentação da Economia Digital brasileira.

Programação - Belo Horizonte

9h às 9h30 - Introdução - O que é Comércio Eletrônico? Fluxo do e-commerce.

9h30 às 12h00 - Painel I - Infra-estrutura do e-commerce: Registro de domínio (VERISIGN), hospedagem (UOL HOST) e lojas virtuais (CORREIOS, UOL HOST).

12h às 13h30 - Almoço (não incluso).

13h30 às 15h00 - Painel II - Meios de pagamento e gestão de risco: Cartão de crédito (REDECARD), pagamento on-line (PAGSEGURO UOL) e gestão de risco (CLEARSALE).

15h00 - Palestra sobre Logística: Entrega dos produtos (CORREIOS).

15h30 às 18h00 - Painel III - Webmarketing: Links patrocinados (GOOGLE e UOL LINKS), comparação de preços (SHOPPING UOL), cruzador de negócios (SEBRAE), shopping on-line e publicidade on-line (TERRA).

18h00 às 18h30 - Painel IV - Exportação e linhas de financiamento: Mercosul Digital, portal de exportação e financiamento (BANCO DO BRASIL) e entrega internacional (CORREIOS).

Local: Auditório do Sebrae-MG
Rua Av. Barão Homem de Melo, 329 - Nova Suiça - Belo Horizonte

Nenhum comentário :

Resumão do iMasters InterAct 2009

5 comentários
Neste sábado (23/05), aconteceu em BH a 2ª edição do iMasters InterMinas, este ano renomeado para iMasters InterAct 2009. O tema dessa edição foi "Criatividade Interativa". O Hotel Ouro Minas sediou o evento, que teve palestras simultâneas no auditório principal (com as palestras "oficiais") e no Clube Interact (apelidado também de "cafofo do Luli"), com palestras menores, de cerca de meia hora cada uma. (para ver as fotos em tamanho maior - 800x800 - basta clicar na foto desejada)

Particularmente, não gostei dos eventos serem simultâneos. Fica sempre a impressão "será que estou perdendo algo interessante na outra palestra?". Talvez se ouvessem várias palestras acontecendo ao mesmo tempo, essa impressão diminuísse. Mas a chance de estar em uma palestra melhor/pior era de 50%. Talvez a pressão que impus a mim mesmo de cobrir TODO o evento tenha contribuído pra essa sensação. Eu não conseguia anotar tudo que queria de todas as palestras. Acabei fazendo uma cobertura 50%, trançando entre uma palestra e outra. Outro problema é quando uma palestra interessa muito mais que outra. Fica um auditório lotado, com gente em pé inclusive, e o outro vazio.

De antemão, já peço desculpas se um palestrante falou coisas mais importantes durante sua fala que eu não tenha cobrido. Mas juro que tentei. Quem sabe no próximo evento não consigo um parceiro pra cobertura? Pra tentar diminuir um pouco os buracos, vou linkar também outros textos, fotos e videos sobre o InterAct. Muita gente bacana escreveu/está escrevendo sobre o evento. Caso haja algum erro ou omissão, conto com a colaboração dos leitores!

Antes de iniciar o Resumão, tenho um comentário: não sei se estou ficando velho, mas "no meu tempo", as pessoas prestavam atenção no palestrante. Afinal, o cara acordou cedo, saiu da casa dele, pegou avião, veio apresentar algo baseado em anos de pesquisa ou experiência, e a platéia (que pagou, neste caso, R$ 90), ao invés de prestar atenção no palestrante, abre seus notebooks ou celulares e fica twittando coisas do tipo "a internet aqui está lenta", "o ar condicionado está frio"...Pôxa, se fosse pra ficar na frente do computador, não saísse de casa...Mas os palestrantes já devem estar acostumados. "Evento geek é assim mesmo", vão dizer.

Bom, vamos lá: Abertura do Tiago Baeta, diretor-executivo do iMasters, por volta das 09h15. Perdi essa parte. Cheguei um pouco atrasado.





Cazé Peçanha, apresentador do InterAct 2009, o tempo todo divulgando seu Gengibre como ferramenta "oficial" para interação com os palestrantes e perguntas ("Aperte o zero!"). Pra quem não foi e não sabe o que é o Gengibre, é "Twitter" só que com áudio. Você envia seu recado pelo microfone do computador ou por telefone. (Update: O Luis Moura, do blog 15 Segundos, fez uma observação interessante: "Um evento presencial onde você tem que ligar para participar?" Vale a lida.)


A primeira palestra foi de Ana Erthal sobre tatilidade (links das palestras no fim do post). O título da palestra na programação dizia que ela abordaria o futuro da tatilidade. Pelo menos durante grande parte da palestra que peguei, ela contou toda a história do tato, desde o ano "menos 8 mil" (acho que ela quis dizer 8 mil antes de Cristo), passando pela antiquidade, idade média, até os dias atuais. Citou Marshall Mcluhan, Wattenbach, Eric Havelock, Minority Report e o retorno da cultura audio-tátil-visual, a chamada "tridimensionalização dos sentidos". Ana focou nos touch screens de bancos e no iPhone. Como era uma palestra mais teórica, conceitual (que eu particularmente gosto), alguns participantes foram para o Cafofo do Luli.

Lá estava rolando palestra com Rodrigo Bressane sobre Fotografia e, logo depois, com Raphael Vasconcellos, sobre Criatividade Digital (excelente essa palestra). Bressane apresentou alguns cases de fotografia e uma frase dele me chamou mais a atenção, sobre um de seus trabalhos: "demoramos pra entregar para o cliente não achar que foi fácil". Risos do público.


Já Raphael anunciou logo que não falaria da Agência Click (onde é diretor de criação), e abriu sua palestra com a pergunta: "Você já se sentiu uma farsa?".






Video exibido durante a palestra:
Quando eu crescer quero trabalhar com propaganda
.



Voltando pro auditório principal, palestra de Fabiano Coura, da Neogama/BBH, sobre experiências criativas que causam impacto e geram resultados. Ele começa sua palestra com a foto de Susan Boyle no telão. "Meus clientes sempre me perguntam quem é essa doida".


Resposta vinda da platéia na hora: "Maysa!".

Fabiano falou da mudança de paradigmas na publicidade, que saímos da era do "faça" para a era do "participe", da descentralização da produção de conteúdo, que o Google é mais que um site de buscas, mas um sistema de gerenciamento de reputação de marcas e pessoas, que o plugin mais baixado do Firefox é o que bloqueia publicidade e que pessoas vão sempre confiar em pessoas, nunca em empresas ou marcas (por isso a publicidade usa tanto celebridades). Fabiano exibiu uma série de videos virais intitulada "Arnet - Todos por un pelo" e deu 10 dicas para (não sei o que, pois perdi algumas delas, já que ficava lá e cá). Só sei que anotei as dicas 4, 5, 6 e 10. Quem souber as outras e quiser ajudar... Dica 4: Explorar vínculos emocionais (letitout.com). Dica 5: Recrutar para causas nobres (Ecodrive Fiat). Dica 6: Criar polêmica (Mac vs. PC) e dica 10: Surpreender sempre. (Update: A Maria Luiza conseguiu anotar as 10 dicas no blog Ecoar, além do case bacana da Dove e a resposta do Greenpeace. Vale a lida)



De volta ao Cafofo do Luli, Gil Giardelli (que não estava oficialmente na programação do evento), nos trouxe alguns dados interessantes: o Videolog surgiu nove meses antes do YouTube, só 1% dos usuários que estão na internet produzem alguma coisa e só 4% replicam, diplomas têm prazo de validade (estude sempre), o cyberespaço é uma cidade com ruas gigantes, muitas delas ainda sem nome, o Brasil vendeu um computador a cada três segundos em 2008, a missão do eBay é ensinar a 150 milhões de pessoas a acreditar em estranhos, é a nova democracia saindo dos grandes e indo para os nichos como, por exemplo, um site que vende as músicas menos tocadas dos anos 80, outro que vende chocolates com frutas e fibras da Amazônia, outro para o usuário vender jóias dadas por ex-namorados, etc. Ele falou também de colaboração, participação, voluntariado, caras pintadas digitais, ativismo digital...e lançou algumas frases bacanas: "Há quanto tempo você não é subversivo? Há quanto tempo você não inova?", "Ciência é o que o pai ensina pro filho. Tecnologia é o que o filho ensina pro pai", "peopleware vs. software", "Wikipedia é a revolução francesa pura!" e "Hoje o maior risco é não correr riscos". (um show de palestra!)

Depois do Gil, foi a vez de Horácio Soares, diretor da Acesso Digital, falar sobre acessibilidade. Alguns videos com cases de sites e softwares que ajudam pessoas com diversas deficiências físicas a se incluírem digitalmente e exemplos (desastrosos) de sites de empresas grandes (como o PagSeguro, do UOL) que simplesmente são inacessíveis para quem não enxerga (e mesmo para ser encontrado no Google). Horácio deu exemplos do dia a dia também, como um elevador com botões em braile, mas que não avisa o passageiro de que chegou ao andar que ele apertou, ou um restaurante com cardápio em braile desatualizado. "Cerca de 50% dos surdos-mudos no Brasil não são oralizados", o que, segundo ele, impede que essa faixa da população entenda o significado de algumas palavras. Um voluntário foi chamado para tentar achar o "Indique o site" deste site. Com algum tempo e ajuda do Luli, enfim, ele conseguiu. Horácio sugeriu como melhorias teclas touch com feedback sonoro não só para deficientes visuais, mas para pessoas comuns. E deu um exemplo: "evitaria acidentes se os telefones com touch screen nos informassem através de audio quais teclas estamos pressionando. Assim, não precisaríamos olhar para o celular enquanto dirigimos". Horário também deixou uma frase que repercutiu: "o Google é o bilionário cego, só enxerga texto".

De volta ao auditório principal, peguei parte da palestra do Michel Lent, da Ogilvy Interactive Brasil, sobre criação estratégica na web. Com um duende no telão, Lent lascou: "a internet tem que sair do mundo do acreditar para o mundo do comprovar através de números, pois sem resultado não tem defesa e sem defesa não tem dinheiro", justificando o fato da internet ser o veículo que melhor pode mensurar uma campanha de marketing. Segundo Lent, inovar por inovar não deve ser o foco, mas que a inovação precisa "entregar o bife", ou seja, fazer dinheiro. Sobre o briefing, Lent lembrou que nunca devemos trabalhar só sob demanda, temos que ficar de olho nas oportunidades e convencer o cliente. "Não existe mais internauta, aquele bicho numa jaula que a gente passa pizza por debaixo da porta pra ele. Existe gente que acessa e gente que não acessa a internet". Nos cases, Lent apresentou campanhas online do Telecine, Motorola Light Painting e...(voltei pro Cafofo do Luli pra acompanhar o resto da palestra do Horário).

Uma hora para almoço. Turma em peso pro Minas Shopping (pessoal da Bhtec - incluíndo ex-Bhtecs - e outros preferiram Baby Beef). Na boa, R$ 27,90 pra quem não tá com muita fome e tinha uma tarde inteira de palestras pela frente não dava. Bora pro Minas Shopping beliscar alguma coisa e fazer um "socila". Pra quem resolveu ficar, no Cafofo do Luli teve uma espécie de "almoço com as estrelas". Luli Radfahrer, Michel Lent e Suzana Apelbaum num "criativo indigesto". Não deu pra participar desse.

Duas e pouco da tarde, todos(?) de volta. Suzana Apelbaum, da Hello Interactive falando sobre inovação na criação digital. Como case, falou do seriado Heroes, que - à exemplo de Lost - se utilizou de várias mídias (TV, internet, HQs), propiciando troca e soma de audiências, experimentando novos formatos (inclusive de patrocínio, com os carros da Nissan fazendo parte de algumas histórias como personagem). "A criação digital viabiliza novas formas de propaganda e novos negócios". Citou a campanha política de Barack Obama, as redes sociais, etc. "Obama gastou menos de 2% do budget com web. Já 87% do que foi arrecadado na web foi usado na TV". Suzana também deixou sua frase: "Ser inovador não significa ser 'ducaralho' e ser 'ducaralho' não significa ser inovador".

Corrida rápida no Cafofo do Luli para assistir a Alexandre Bessa, da Gringo, falar sobre administração de criativos. Ele falou sobre questões jurídicas envolvendo imagens e nomes de terceiros em campanhas online, de clientes que querem saber a todo momento sobre relatórios de acesso e taxas de clique, criticou briefings que já vêm "prontos" do cliente, "a agência vira uma simples executora", argumentou. Para encerrar, Luli perguntou: Que dica você dá para quem quer trabalhar com você? E Bessa também mandou sua pérola: "Nunca publique um site na sexta".


Na sequência, foi a vez de Alexandre Estanislau e Leonardo Levy (da Bolt Brasil) falarem do case Comida di Buteco. Eles falaram que os proprietários dos bares monitoravam as preferências/sugestões/reclamações de seus clientes através de comunidades no Orkut para melhorar seus pratos/atendimento/higiene. Estanislau e Levy defenderam a estratégia alegando que 78% dos brasileiros que acessam a internet têm perfil no Orkut. Luli concluiu: Ao invés de criar uma estrutura e levar as pessoas até lá, eles foram onde as pessoas já estão. Ou seja: utilize-se das ferramentas já existentes".

De volta ao auditório principal, lá estava Alexandre Bessa, da Gringo, falando sobre Coordenação de Projetos na criação interativa. Ele confessou que nunca pôde sugerir um cronograma para um cliente. Sempre foi o contrário. "O cliente diz: tem que lançar dia tal. E o cronograma é feito de trás para frente, dividido em etapas de entrega". Bessa defendeu a função de gerente de projetos, dizendo ser o cara que faz a interface entre a agência e o cliente. "Gerente de projetos não pode ficar mal com ninguém. Tem que dar bom dia pra todo mundo".

Voltei pro Cafofo do Luli. Lá o Emerson Calegaretti, do MySpace.com, falou (mais uma vez) do caso Obama. Se não me engano, era a terceira ou quarta vez que um palestrante apresentava o case. Emerson falou de micro-segmentação, que a equipe do Obama adaptou mensagens para cada tipo de público, criou presença em todas as redes sociais, etc. Ele listou seis dicas, sempre exemplificando com o caso Obama:

1. Saiba a reputação de sua marca
2. Adapte sua mensagem
3. Ouça, não apenas fale
4. Engaje as pessoas
5. Analise resultados
6. Permaneça de maneira contínua
Video exibido durante a palestra: Yes We Can, com Will.I.Am.



Michel Lent e Emerson Calegaretti iniciaram uma pequena discussão sobre hotsites vs. mídias sociais, depois que Emerson afirmou que os hotsites eram "ilhas solitárias". Para Lent, Calegaretti estava comparando coisas incomparáveis, já que a função de hotsites era outra. Calegaretti explicou que é desperdício as empresas criarem hotsites que coletam dados dos usuários e depois tirar esses hotsites do ar, jogando todo o mailing conquistado no lixo. Lent explicou que a culpa não é do hotsite em si, mas da estratégia errada das empresas na divulgação e utilização dos dados coletados pelos hotsites.

No auditório principal, Horácio Soares, diretor da Acesso Digital, voltou a falar sobre acessibilidade. Como vi que o Horácio já havia dito mais ou menos as mesmas coisas na palestra anterior, voltei para o Cafofo do Luli. Lá estava o Caio Cesar, da PUC/MG falando sobre Design de Interação. Pena que cheguei no final (como houve um atraso, o Caio falou bem pouco, acho até que foi menos do que ele e o público queriam, como ele mesmo confessou em seu blog). Isso pra não dizer da indelicadeza do Luli em cortar abruptamente a palestra. Mas deu pra passar o recado. Ele falou da importância de se equilibrar forma e função, não se deixar levar pelo hype e evitar o niilismo.

Logo na sequência veio Vivianne Vilela, do Sebrae, falar sobre empreendedorismo. Ela forneceu alguns dados interessantes. Mais de 98% das empresas brasileiras são MPEs. Cerca de 67% delas têm funcionários com carteira assinada. Elas representam apenas 20% do PIB e 71% das MPEs têm acesso a internet. Apesar disso, Vivianne disse que muitos empresários de MPE, sobretudo no interior, não sabem nem ligar um computador. "No Sebrae, não fazemos inclusão digital, antes disso precisamos fazer uma alfabetização digital", afirmou. Vivianne divulgou o blog Beco com Saída, onde orienta empreendedores.

Voltei para o auditório principal à tempo de ouvir o Emerson Calegaretti falar sobre oportunidades de negócio em mídias sociais. Emerson dividiu o perfil dos usuários web da seguinte forma:
- Os influenciadores: foque neles. Os outros 80% são apenas espectadores.
- Os comunicadores: são os que distribuem a informação.
- Os experts: o bloqueiro que domina conceitos e escreve artigos.
- Os vendedores: são as celebridades, aqueles que montam um estilo de vida.
E deu dicas de como se dar bem nas mídias sociais: compartilhe estórias, invente rituais, crie exclusividade, celebre conquistas e crie um objetivo.

De volta ao Cafofo, o próprio Luli Radfahrer fez o encerramento (maldita roupa do Luli que estraga qualquer foto!). Palestra-show. O cara é fera. Dá vontade de ficar horas ouvindo ele soltar frases de efeito no melhor estilo "auto-ajuda-bicho-grilo-hightec". Luli criticou o culto à forma, dizendo que é só a ponta do iceberg (vide BBBs e tudo mais que tem na TV). "Quando alguém pergunta o que você faz, na verdade está querendo saber se o seu trabalho, se o seu nível sócio-intelectual é tão maior que o dele a ponto dele ter que te respeitar por isso. Na verdade ele não quer saber o que você faz, mas se você é melhor que ele ou não". Luli criticou também o perfeccionismo, dizendo ser extremamente maligno e que precisamos de uma dieta de baixa informação. "Tente mudar. Seja um herege. O culto à heresia é o que preserva a sanidade. Você não precisa se encaixar, pois talvez você fique preso e não consiga se desencaixar depois".

E continuou com sua metralhadora verbal: "Você clica em banner? Não? Então por que você vende o que você não usa? Por que você não usa a droga que vende?". Aí voltou a disparar contra a TV: "A TV não acumula conhecimento. Ela emburrece, entorpece. Não tente agradar a todos, pois as ideias que agradam a maioria são medianas. Medíocre: TV é isso!" E fechou como um Guevara digital: "O segredo é nunca se render. O resto é fácil".

Ah, antes das palmas finais, alguém perguntou o porquê do Luli estar com aquela roupa. Mais um tiro verbal: "Estou de lixeiro porque estamos produzindo muito lixo no mundo. Peguem suas cadeiras e levem pra fora, pois aqui vai virar boate já já". Só não sei se alguém ficou pra boate.

--------FIM--------

Bom, no mais, foi isso. Evento muito bom. O maior do gênero em Minas Gerais. Mais de 500 participantes. Palestrantes de alto nível. Network nota 10.

Mais fotos do evento no Guia BH, no Flickr oficial do InterAct 2009 e no Flickr do Luis Leão.

Tudo o que foi falado sobre o InterAct 2009 no Twitter.

Links para baixar algumas das palestras:

A experiência sensorial e o futuro da tatilidade - Ana Erthal, Oi
Experiências criativas que causam impacto e geram resultado - Fabiano Coura, Neogama/BBH
Criação estratégica e comunicação na web - Michel Lent, Ogilvy Interactive Brasil
A Inovação na Criação Digital - Suzana Apelbaum, Hello, Interactive
Coordenação de Projetos na criação interativa - Alexandre Bessa, Gringo
Acessibilidade de verdade - Horácio Soares, Acesso Digital
Oportunidades de negócios com as mídias sociais - Emerson Calegaretti, MySpace.com
Criação Digital - Raphael Vasconcellos, Agência Click
Acessibilidade - Horácio Soares, Acesso Digital
Empreendedorismo - Vivianne Vilela
Usabilidade - Caio César, PUC/MG
Design Anarquia - Luli Radfaher

Alguns videos sobre o InterAct 2009 no Videolog.

Post do blog Clarice Maia sobre incidente na palestra do Caio César.
Blog do Rafael Damasceno (Marketing Contextual) também com resumo interessante.

Um pouquinho de coluna social agora:




Equipe do Guia BH na cobertura

Sacada genial do PagSeguro. Fila interminável para fazer uma camisa-caricatura (o cara fazia uma em menos de cinco minutos). As inscrições se encerraram ainda pela manhã, tamanha a procura.

Stand da Amadi. À direita, Saulo Medeiros, da 5Bigodes, ops, 5Clicks.

5 comentários :

Vagas da semana no Mercado Web Minas

Um comentário
ATENDIMENTO 1: Agência contrata executivo de contas com formação superior, experiência e capacidade em prospecção. Currículos para contatopubli@hotmail.com.

ATENDIMENTO 2: Empresa no segmento de produtos promocionais admite profissional de vendas com experiência. Currículo para tecchio@tecchio.com.br.

ESTÁGIO: Agência contrata estagiário para diretor de arte júnior, cursando entre o 5º e 7º períodos e que domine os programas Corel, InDesign e Photoshop. Currículo e portfólio em PDF para vagacriacaojr@hotmail.com.
Via coluna Briefing

Sindimóveis: Vaga de estágio na Assessoria de Comunicação, envolvendo o desenvolvimento de toda comunicação interna e externa do Sindimóveis - Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado de Minas Gerais. Atividades: Criação e produção de peças publicitárias, impressas e eletrônicas; desenvolvimento de material de divulgação institucional e informativo; Desenvolvimento de ações de comunicação interna; Contratação de mídia e contato com agência de publicidade; Assessoria de imprensa; Organização de eventos, entre outros.
Bolsa: R$600,00 / Horário: 9h às 17h com duas horas de almoço (candidato deve estudar na parte da noite)
Sexo: Feminino
Currículo com portifólio para comunicacao@sindimoveismg.com.br
Via [vagasjornalismo]

CEVIU: Ao abrir as páginas, as primeiras vagas listadas são de São Paulo. Dê um control + F e digite "Minas Gerais" na busca para ir para a parte da página que lista as vagas em Minas Gerais. Vagas de 22-05-2009

Solution: Vaga para desenvolvedor Junior ASP.NET C# - Procuramos um profissional focado em ambiente web, com domínio em HTML, CSS, java script. Desejável: Ajax, Flash(action script) e tableless. Curriculos para Jefferson Miranda.

Um comentário :

Em breve...

Nenhum comentário
...resumão do iMasters InterAct 2009, que aconteceu neste sábado em BH.

É muita coisa!

Aguarde...

Nenhum comentário :

Amanhã é dia de iMasters InterAct 2009 em BH!

3 comentários
Conforme anunciado pelo Mercado Web Minas em 10 de março neste post, amanhã é dia de iMasters InterAct 2009 em BH. A programação é basicamente a mesma, porém, com algumas mudanças (uma nova palestra e três novos palestrantes).

Recaptulando: O iMasters InterAct acontecerá no Hotel Ouro Minas, dia 23 de maio (sábado), com apresentação de Cazé Peçanha e duas salas simultâneas de conteúdo. Com foco em criação interativa, o evento reunirá os principais profissionais da área, tornando Belo Horizonte uma referência nacional para o mercado de agências digitais. O evento contará ainda com um workshop interativo com Luli Radfahrer e Raphael Vasconcellos.

No teatro principal serão 6 palestras de 50 minutos, seguidas de interação com o público. No ambiente externo, uma área preparada para valorização do networking. Em todas as palestras do auditório principal o público poderá interagir com o palestrante através do Gengibre. Cazé Peçanha será o moderador.

PROGRAMAÇÃO

08h20 - Credenciamento
09h00 - Abertura oficial (Tiago Baeta, iMasters)

09h15 - A experiência sensorial e o futuro da taticidade (Ana Erthal, Oi)
Especialista em experiências sensoriais pela UERJ, Ana aprofunda neste universo e mostra como gerar a experiência perfeita em um indivíduo, explorando todos os seus sentidos, com destaque para o touch, apontado como o futuro (realidade) da interação.

10h20 - Experiências criativas que causam impacto e geram resultados (Fabiano Coura, Neogama/BBH)
Estudo crítico e aprofundado sobre as experiências criativas atuais envolvidas com internet e comunica integrada. Uma aula de insipiração e motivação sobre o que a interatividade pode proporcionar de mais valioso.

11h25 - Criação estratégica e comunicação na web (Michel Lent , 10´Minutos SA) * A confirmar
O relacionamento do processo criativo com a realidade do mercado de mídia interativa, a abordagem que deve ser feita com o cliente e como superar o excesso de informações e oportunidades.

12h30 - Intervalo para almoço

13h50 - A Inovação na Criação Digital (Suzana Apelbaum, Hello, Interactive)
Inovação na criação digital, novos modelo de apresentação de idéias e relacionamento com clientes, cases de inovação, novos experimentos e as expectativas para os próximos anos.

14h55 - Coordenação de Projetos na criação interativa (Alexandre Bessa, Gringo)
Projetos de internet possuem características bastante críticas. Bessa, Diretor de Projetos responsável pela conta da Coca-Cola, Absolut e Itaú fala da importância de uma boa estratégia e planejamento para o sucesso de uma ação criativa..

16h00 - Coffee break

16h30 - Acessibilidade de verdade!
(Horácio Soares, Diretor da Acesso Digital)
Experiência rápida com a platéia, transmitindo a necessidade e os métodos de assegurar a máxima acessibilidade à informação. (NOVO!)

17h00 - Oportunidades de negócios no mercado criativo com as mídias sociais (Emerson Calegaretti, MySpace.com)
O impacto das redes sociais no mercado criativo, o novo modelo de relacionamento com o consumidor, alguns números importantes do mercado e como explorar as novas oportunidades com ações criativas e também motivando a criatividade dos usuários.

18h00 - Encerramento

Paralelamente ao evento, de 09h às 18h, acontece o Clube InterACT 2009 - Workshop Interativo de Criatividade Digital, com Luli Radfahrer (USP) e Raphael Vasconcellos (gência Click) recebendo convidados ilustres e ainda os palestrantes do auditório paralelo para um bate papo especial e interativo, em um local conhecido como Clube InterACT.

PALESTRANTES

Cazé Peçanha, Criador do Gengibre e VJ da MTV
VJ da MTV, se tornou uma personalidade bastante presente e respeitada no meio digital com a coordenação do projeto Gafanhoto, que apoia diversas iniciativas como o StartupCamp, e principalmente após o lançamento do Gengibre, projeto pioneiro, semelhante a um twitter de voz. Ele será o apresentador do iMasters InterAct 2009.

Michel Lent, VP de Criação da 10´SA
Fundador e VP de criação da 10’ Minutos S.A e Mestre em Telecomunicações Interativas. Começou sua carreira na EURO/RSCG de Nova York, passando pela direção de criação da DM9DDB. Desenvolveu projetos para grandes empresas como IBM, Itaú, Shell e Coca-Cola, e recebeu prêmios internacionais como Cannes, Clio, Art Directors, One Show, London e The New York Festivals.

Emerson Calegaretti - Diretor Geral do MySpace no Brasil
Vice Presidente e Diretor Geral do MySpace.com no Brasil. Com Graduação em Matemática e Pós Graduação e MBA na área de Marketing, Calegaretti foi um dos pioneiros da internet na América Latina, e o primeiro executivo contratado pelo Google para iniciar suas operações no Brasil e passou também por empresas como UOL, Stardmedia e Siemens.

Suzana Apelbaum, Diretora de Criação da Hello, Interactive
Uma das profissionais de criação mais premiadas no mundo, passou pela AgenciaClick, JWT e Africa. Desenvolveu sites interativos para Coca-Cola, Fiat, MSN, Warner Bros. e Nívea que se tornaram referência. Hoje está à frente da Hello Interactive, como sócia e diretora de criação.

Raphael Vasconcellos, Diretor de Criação da Agência Click
Diretor Executivo de Criação da AgênciaClick. Publicitário, com MBA executivo pela COPPEAD/UFRJ e o Graphic Advertising no Instituto Europeo di Design, em Milão. Há 10 anos trabalha com projetos de mídia interativa e foi o “Publicitário do Ano 2007”, pelo Prêmio Colunistas Brasília.

Luli Radfahrer - Professor-Doutor da ECA/USP
É PhD em Comunicação Digital, e já dirigiu a divisão de web de algumas das maiores agências e portais do país. Professor-Doutor da ECA-USP, professor-convidado da Columbia University, Diretor associado do Museu de Arte Contemporânea de SP, Luli também é autor. Sua última obra é “A Arte da Guerra para quem Mexeu no Queijo do Pai Rico”.

Ana Amelia Erthal - Coordenadora de Conteúdo da Oi
Jornalista, especialista em taticidade e mestranda em Comunicação Social pela UERJ, na linha de Novas Tecnologias. Trabalhou para a Folha de São Paulo e para o Meio & Mensagem e há 10 anos migrou para a internet. Atualmente gerencia projetos web pela Selulloid AG, é coordenadora de conteúdo do portal Oi e treina equipes para a formação de webwriters.

Alexandre Bessa - Diretor de Projetos da Gringo
Profissional de comunicação com background em tecnologia, Alexandre Bessa já trabalhou como cliente, portal de internet, produtora de site e agência de publicidade. Hoje é Diretor de Projetos e Atendimento da Gringo, responsável por clientes como Coca-Cola, Absolut e Itaú.

Fabiano Coura - Diretor de Planejamento da Neogama/BBH
Formado em Administração pela PUC-SP, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM e Especialização em canais digitais, comunicação dirigida e ativação de marcas. Atualmente responde pelo planejamento da área de ativação de marcas da Neogama/BBH e já atendeu empresas como Brasil Telecom, HP, Oracle, Unilever, Peugeot, Intel, HSBC, Itaú, Bradesco, iG e Estadão.

Horácio Soares, Fundador da Acesso Digital
É fundador e consultor da Acesso Digital e pesquisador em acessibilidade, usabilidade e design. Professor do curso de Análise de Sistemas da Candido Mendes e da Pós-Graduação de Gestão em Marketing Digital da FACHA. Analista de sistemas pela PUC-RIO e mestrando em Sistemas de Informação pela UNIRIO. Participa do Acessodigital.net.

Alexandre Estanislau, Bolt Brasil
Fundador e Diretor de Criação/Planejamento da Bolt Brasil, graduado em Design Gráfico e pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing. Premiado em inúmeros festivais brasileiros e internacionais, como Cannes, London e New York. É membro do Comitê de Marketing da ABEMG-MG e professor do curso de Comunicação Digital e Hipermídia da UNI-BH.

Caio Cesar - Coordenador da Pós Design de Interação - PUC/MG
Publicitário, especialista em comércio eletrônico e mestre em Administração. Trabalha com web e sistemas interativos desde 1995. Em 2001 iniciou carreira docente e hoje coordena o curso de pós-graduação em Design de Interação do IEC/PUC Minas.

Dúvidas: interact@imasters.com.br, (27) 3315-7242 ou no site do iMasters.

Confira um resumão feito pelo MWM sobre o iMasters Interminas 2008.

Nos encontramos lá!

3 comentários :